Onde Moram os Teus Macaquinhos?, livro infantojuvenil da autoria de Ana Markl, através de uma escrita menos convencional, pretende dar a conhecer aos jovens leitores o significado de algumas expressões idiomáticas da língua portuguesa.
O Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação (Universidade Aberta) é uma publicação da autoria do professor e investigador Paulo Nunes da Silva., que o concebeu e elaborou «com o objetivo de apoiar os estudantes da licenciatura em Línguas Aplicadas (LLA), visando melhorar as suas competências de expressão escrita».
Uma pequena preciosidade – até no preço, verdadeiramente de saldo — este livrinho da autoria de Guilhermina Jorge e Suzete Jorge, com edição relativamente antiga (Cosmos,1997).
Com esta nova edição da Feira dos Anexins de D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666), a editora Guerra & Paz leva ao grande público o virtuosismo da língua seiscentista, pela fraseologia, afinal mais próxima do português contemporâneo do que se podia julgar.
Encontra-se em acesso livre a obra The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil, editada por Laura Álvares López, Perpétua Gonçalves e Juanito Ornelas de Avelar, com a chancela da John Benjamins Publishing Company. Uma obra fundamental para o desenvolvimento de uma visão global das variedades não europeias do português.
Trata-se da 3.ª edição do projeto cujo objetivo primordial é a promoção e a valorização do uso correto da língua portuguesa e que nasceu em 2003 a partir da rubrica da RTP Bom Português.
Considerada a primeira gramática que se publicou em língua portuguesa, foi impressa em Lisboa, por German Galharde, precedendo em quatro anos a Gramática da língua portuguesa, de João de Barros (1540).
«Trazer água no bico», «custar os olhos da cara» e «não entender patavina» são três das cerca de 80 expressões populares cuja origem e significado são apresentados por João Palma e ilustradas por Rodrigo de Matos no livro Sem Rei nem Roque (ed. Oficina do Livro).
Número de julho de 2021 da revista digital portuguesa Indagatio Didactica composto por 28 artigos, distribuídos por cinco secções distintas. Delas, destaca-se a rubrica Supervisão e Tecnologias da Informação em Educação com o artigo em epígrafe, da autoria da professora Susete Albino.
Transversalidade XI: géneros textuais e comunicação oral e escrita nos primeiros anos é uma publicação digital do Laboratório de Investigação em Educação em Português, da Universidade de Aveiro (disponível aqui).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações