Onde Moram os Teus Macaquinhos?, livro editado pela editora infantojuvenil Lilliput, chancela da 2020, é obra da locutora de rádio Ana Markl.
Recomendado a crianças entre 6 e os 9 anos, este livro tem como propósito ensinar-lhes o significado de algumas expressões idiomáticas. Através da história, o leitor compreende que Manu desconhece o significado de expressões como «andar com a cabeça na lua», «ter macaquinhos no sótão», «enfiar a carapuça», «enfiar o barrete», «de se lhe tirar o chapéu», «apanhar bonés», «tirar o cavalinho da chuva», entre outras. Cabe, então, à sua amiga Sofia mostrar-lhe o que são expressões idiomáticas e o significado delas. É através de uma viagem que passa pela «loja das expressões idiomáticas» – onde ela fala de expressões que ativam a temática dos chapéus, barretes, bonés – e pela quinta das «expressões idiomáticas» – onde são apresentadas expressões em que se usam nomes de animais para se falar do comportamento dos humanos – que esta menina ajuda o seu amigo a entender que «expressão idiomática é uma metáfora própria de um idioma e um idioma é uma língua» (pág. 14).
Onde Moram os Teus Macaquinhos? além de, pela sua escrita menos convencional, ser um livro que leva os leitores mais jovens a uma incursão no mundo destas expressões que enriquecem a língua portuguesa, por forma a aprendê-las, é ainda enriquecido com umas bonitas ilustrações de Christina Casnellie, que tornam a história ainda mais divertida.
Cf. Expressões curiosas da língua portuguesa + 50 expressões idiomáticas + As 36 expressões mais caricatas da Língua Portuguesa+ 169 expressões idiomáticas que você precisa aprender a usar agora mesmo! + Descubra algumas expressões do português de Portugal que são bem diferentes do brasileiro + 14 gírias e expressões do português europeu que não fazem sentido para brasileiros
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações