Eusébio S. C. Tchamawe - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Eusébio S. C. Tchamawe
Eusébio S. C. Tchamawe
412

Docente e investigador no Instituto Jean Piaget de Benguela.

 
Textos publicados pelo autor
Ética e Pedagogia na Literatura Oral Africana
Estudo Etnolinguístico do Umbundu
Por Bonifácio Tchimboto, Eusébio S. C. Tchamawe

Ética e Pedagogia na Literatura Oral Africana (Facta Lux) é uma publicação da autoria de Bonifácio Tchimboto e Eusébio S. C. Tchamawe, ambos docentes no Instituto Superior Jean Piaget de Benguela (Angola). 

O foco principal deste livro é a análise das funções éticas e pedagógicas das literaturas orais africanas, nomeadamente, da literatura oral em umbundu (também grafado umbundo), língua falada pelo maior grupo etnolinguístico de Angola, no intuito de constituir um guia sobre este património para as gerações futuras. A tradição oral é uma das características estruturantes das culturas africanas que, se não for preservada, corre, segundo os autores desta obra, «perigo de perder-se, pois está conservad[a] apenas em alguns homens que brevemente vão desaparecer para sempre» (pág. 10); daí a necessidade de mostrar aos jovens as diferentes dimensões da oralidade literária. 

Em termos estruturais, esta publicação está organizada em três capítulos: um primeiro, que aborda a relação entre as literaturas orais africanas e as perspetivas éticas e pedagógicas; um segundo, que explora alguns exemplos de contos, provérbios, advinhas, canções e lengalengas do umbundo; e um terceiro acerca da leitura ética e pedagógica da literatura oral em umbundo.  

Em Ética e Pedagogia na Literatura Oral Africana encontra-se sobretudo a nobre preocupação de despertar a atenção dos investigadores com interesse nas línguas e culturas africanas para as tradições deste continente, que estão escondidas nas suas literaturas orais, e para o seu potencial linguístico e pedagógico. Ao mesmo tempo, permite ao leitor entender qu...