Um livro que explora as fundas afinidades históricas e linguísticas ainda hoje evidenciadas pelos apelidos que se usam e transmitem na Galiza e no mundo de língua portuguesa.
Ética e Pedagogia na Literatura Oral Africana analisa o potencial linguístico e pedagógico das literaturas orais africanas, nomeadamente, da literatura oral em umbundu. É da autoria de Bonifácio Tchimboto e Eusébio S. C. Tchamawe e uma publicação da editora Facta Lux.
A Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) dedica o seu número 39 (IV série, 2021) ao Ensino da Língua Portuguesa: Casos e Projetos, com a edição científica de Alexandre Chicuna e Manuel Célio Conceição.
Mais de 6 mil registos do «fabuloso tesouro que é o falar nortenho» compõem, de A a Z, esta divertidíssima recolha da autoria do professor e escritor João Carlos Brito. Com a chancela da editora Ideias de Ler (grupo Porto Editora).
Onde Moram os Teus Macaquinhos?, livro infantojuvenil da autoria de Ana Markl, através de uma escrita menos convencional, pretende dar a conhecer aos jovens leitores o significado de algumas expressões idiomáticas da língua portuguesa.
O Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação (Universidade Aberta) é uma publicação da autoria do professor e investigador Paulo Nunes da Silva., que o concebeu e elaborou «com o objetivo de apoiar os estudantes da licenciatura em Línguas Aplicadas (LLA), visando melhorar as suas competências de expressão escrita».
Uma pequena preciosidade – até no preço, verdadeiramente de saldo — este livrinho da autoria de Guilhermina Jorge e Suzete Jorge, com edição relativamente antiga (Cosmos,1997).
Com esta nova edição da Feira dos Anexins de D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666), a editora Guerra & Paz leva ao grande público o virtuosismo da língua seiscentista, pela fraseologia, afinal mais próxima do português contemporâneo do que se podia julgar.
Encontra-se em acesso livre a obra The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil, editada por Laura Álvares López, Perpétua Gonçalves e Juanito Ornelas de Avelar, com a chancela da John Benjamins Publishing Company. Uma obra fundamental para o desenvolvimento de uma visão global das variedades não europeias do português.
Trata-se da 3.ª edição do projeto cujo objetivo primordial é a promoção e a valorização do uso correto da língua portuguesa e que nasceu em 2003 a partir da rubrica da RTP Bom Português.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações