Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação (Universidade Aberta)1 é uma publicação da autoria do professor e investigador Paulo Nunes da Silva.
Este manual foi, nas palavras do seu autor, «concebido e elaborado com o objetivo de apoiar os estudantes da licenciatura em Línguas Aplicadas (LLA), visando melhorar as suas competências de expressão escrita» (p. 9). A verdade, porém, é que o potencial público de leitores da obra ultrapassa em muito o universo definido na apresentação, pois os assuntos aqui tratados são suscetíveis de interessarem a professores, jovens investigadores, alunos em geral e a todos aqueles que têm a escrita como ferramenta de comunicação. Aliás, veja-se como os exemplos de «erros de expressão escrita em textos redigidos por estudantes» (p. 26 e ss.) convocam dificuldades que frequentemente se identificam tanto no domínio escolar não universitário como no plano social.
Assumindo a humilde missão de apresentar propostas de superação de dificuldades evidenciadas pelos estudantes de LLA, Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação cumpre, na verdade, objetivos bastante mais abrangentes, convertendo-se num guia de reflexão e conhecimento sobre vários planos da textualidade.
Em termos estruturais, a publicação organiza-se em 15 capítulos, que tratam, de forma sistemática, e em alguns momentos com profundidade, questões como o discurso académico (cap. 1), o estilo formal (cap. 2), as fases processuais da escrita (caps. 3 a 5), mecanismos de escrita, como a pontuação, o parágrafo ou os conectores (caps. 6 a 8). O autor dedica ainda quatro capítulos (9 a 12) ao tratamento dos verbos de comando que são mobilizados em provas de avaliação, esclarecendo o seu âmbito e as tarefas que pressupõem. Por fim, são apresentados dois capítulos dedicados à consulta e referenciação bibliográficas e um último à questão das mensagens eletrónicas.
Em Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação é possível encontrar variadíssimos exemplos de textos/excertos textuais de alunos, os quais são objeto de análise, orientada no sentido da identificação de problemas concretos, evidenciados pela escrita de estudantes universitários. Este enquadramento fundamenta, de seguida, a apresentação de propostas de reformulação de texto, orientadas no sentido de o tornar mais ajustado aos objetivos que norteiam a sua produção e ao contexto em que é produzido.
Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação é, deste modo, pela sua versatilidade e abrangência, um compêndio a incluir entre as obras de consulta frequente por todos aqueles que prezam o cuidado com a língua e, em particular, com o texto.
1. O livro pode ser adquirido no formato ebook neste endereço.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações