A Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP), uma publicação interdisciplinar da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, dedica o seu número 39 (IV série, 2021) ao Ensino da Língua Portuguesa: Casos e Projetos, com a edição científica de Alexandre Chicuna e Manuel Célio Conceição.
Este número da revista conta com seus artigos dedicados maioritariamente aos processos de ensino-aprendizagem do português língua não materna (PLNM) ou do português língua estrangeira (PLE), da autoria de docentes de diferentes instituições de ensino superior: do Brasil, aos Estados Unidos, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique e Portugal.
No primeiro artigo parte-se da visão do português como língua pluricêntrica para se propor uma alteração ao ensino do PLNM ou do PLE que tem lugar em Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau ou Timor-Leste: a introdução no processo de variedades não normalizadas, sobretudo no que respeita ao plano lexical. A mesma necessidade é reiterada no sexto e último artigo, no qual o autor defende que algumas das características do português guineense deveriam ser contempladas em dicionário próprio e também no desenvolvimento de ensino-aprendizagem do português que tem lugar no país. Também dedicado ao estudo do léxico, o segundo artigo propõe uma atividade comunicativa em espaço didático centrada no uso do dicionário. No quarto artigo, encontramos a divulgação e recensão crítica do jornal O Canto do Mar, editado na UW- Milwaukee, um projeto que contempla e desenvolve atividades de escrita criativa por alunos de língua portuguesa. Ainda no âmbito da didática, o artigo número cinco propõe a análise de quatro manuais escolares disponíveis para o ensino de PLE. O terceiro artigo desta edição é dedicado ao ensino do português em geral e aborda a questão dos géneros textuais produzidos em ambiente digital. A autora defende a inclusão no ensino de língua portuguesa de atividades didáticas que contemplem tanto a receção como a produção destes textos e trata, em particular, os géneros blogue e e-mail.
Esta edição da RILP oferece ao leitor variadíssimas pistas para uma reflexão sobre as mudanças que o ensino do português vai exigindo nos diferentes contextos em que se desenvolve, dando sinais da necessidade premente de adaptações à diversidade das variantes da língua portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações