Ética e Pedagogia na Literatura Oral Africana (Facta Lux) é uma publicação da autoria de Bonifácio Tchimboto e Eusébio S. C. Tchamawe, ambos docentes no Instituto Superior Jean Piaget de Benguela (Angola).
O foco principal deste livro é a análise das funções éticas e pedagógicas das literaturas orais africanas, nomeadamente, da literatura oral em umbundu (também grafado umbundo), língua falada pelo maior grupo etnolinguístico de Angola, no intuito de constituir um guia sobre este património para as gerações futuras. A tradição oral é uma das características estruturantes das culturas africanas que, se não for preservada, corre, segundo os autores desta obra, «perigo de perder-se, pois está conservad[a] apenas em alguns homens que brevemente vão desaparecer para sempre» (pág. 10); daí a necessidade de mostrar aos jovens as diferentes dimensões da oralidade literária.
Em termos estruturais, esta publicação está organizada em três capítulos: um primeiro, que aborda a relação entre as literaturas orais africanas e as perspetivas éticas e pedagógicas; um segundo, que explora alguns exemplos de contos, provérbios, advinhas, canções e lengalengas do umbundo; e um terceiro acerca da leitura ética e pedagógica da literatura oral em umbundo.
Em Ética e Pedagogia na Literatura Oral Africana encontra-se sobretudo a nobre preocupação de despertar a atenção dos investigadores com interesse nas línguas e culturas africanas para as tradições deste continente, que estão escondidas nas suas literaturas orais, e para o seu potencial linguístico e pedagógico. Ao mesmo tempo, permite ao leitor entender que, para se conhecer o mundo africano, é necessário desenvolver o estudo da relação entre a língua e a cultura. Esta ideia é sobretudo explorada no capítulo dois da publicação, uma vez que através da recolha de um conjunto de expressões e textos tradicionais em umbundo, como por exemplo lengalengas ou cantigas, os autores traçam o perfil sociocultural das comunidades que o falam e sistematizam as suas caraterísticas linguísticas.
Em síntese, pode-se afirmar que esta obra fornece aos investigadores uma visão bem estruturada e interessante sobre as funções sociais das literaturas orais africanas, sobretudo a literatura oral em umbundo, indo ao encontro de preocupações com o património cultural como fator de construção e afirmação da identidade angolana.
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