A revista Palavras – Revista em Linha, uma publicação da Associação de Professores de Português, dedica o seu número 4 ao ensino de Português como língua pluricêntrica. Esta edição conta com a colaboração editorial da professora e linguista Margarita Correia e pretende discutir e esclarecer os conceitos e as razões que estão por detrás da conceção da língua portuguesa como pluricêntrica. Desmistifica, ao mesmo tempo, a relação da norma com a variação linguística, refletindo sobre as formas de incorporar estes fundamentos no ensino, pois, como assinala Margarita Correia no editorial «reconhecer variedades nacionais implica assumir a variação linguística não como problema a ser dirimido pela escola, mas antes como caraterística fundamental das línguas, e, em consequência, do português, a ser ensinada pela escola».
Este número da revista conta com vários artigos dedicados ao ensino de Português como língua pluricêntrica da autoria de docentes e investigadores de diferentes instituições de ensino e centros de investigação. Assim, nesta edição, pode-se encontrar uma entrevista conduzida por Paulo F. Pinto, a Edleise Mendes (Universidade da Bahia) sobre o ensino da norma nas escolas; um trabalho de Ana Luísa Costa acerca do ensino de português como língua pluricêntrica; um texto de Carlos Alberto Faraco, reconhecido linguista brasileiro, que apresenta uma visão sobre a norma-padrão no Brasil; por fim, num artigo de Paulo F. Pinto, aborda-se o desenvolvimento do conceito de língua pluricêntrica através da história deste em Portugal; entre outros que referimos com maior detalhe de seguida.
Nesta edição, realçamos ainda a inclusão de três textos de três entidades do Ministério da Educação que abordam a questão do pluricentrismo no âmbito do ensino: uma reflexão de João Costa, linguista e Secretário de Estado Adjunto e da Educação do XXII Governo Constitucional, sobre diversidade linguística, a norma e a sua relação com a escola, uma abordagem da questão do tratamento da norma no âmbito da avaliação externa feita pela Direção do IAVE e um apontamento de Eulália Alexandre, Diretora Geral da Educação, sobre a língua portuguesa enquanto fundamento da soberania nacional. Além disto, pode-se ainda ler um excerto de uma conversa com o escritor angolano Ondjaki, onde este faz considerações sobre a sua escrita, influências e relação com a língua portuguesa.
De entre os diversos artigos desta edição, salientamos em particular um estudo de Carla Maria Ataíde Maciel, que aborda o pluricentrismo do português em Moçambique, e um texto de Ana Josefa Cardoso e Alexandre Dias Pinto sobre o projeto #EstudoEmCasa.
No primeiro, desenvolve-se uma discussão acerca da problemática do ensino da língua portuguesa em contexto moçambicano, que está muito centrado na norma europeia, ignorando, muitas vezes, a variedade moçambicana, facto visível, por exemplo, na produção dos manuais escolares utilizados pelas escolas deste país, como dá conta a autora: «a norma europeia mantém-se o padrão de referência no país e, portanto, a norma usada nos manuais e livros de ensino». Esta realidade acaba por trazer algumas dificuldades aos professores, visto terem de trabalhar com ferramentas e materais produzidos numa variedade que não dominam e, por isso, esta investigadora aconselha a implementação de uma didática de consciência da variante.
Já no segundo artigo, explica-se o funcionamento do projeto #EstudoEmCasa, dando conta dos recursos metodológicos usados no ensino de Português como Língua Não Materna, que teve como objetivo central «preparar recursos criativos, que estimulassem os alunos, quer linguística quer intelectualmente, e que fomentassem a comunicação, a curiosidade e até o seu próprio envolvimento no processo de aprendizagem, através da realização dos desafios lançados no final de cada bloco».
Em síntese, este número da revista Palavras – Revista em Linha oferece ao leitor variadíssimas perspetivas de reflexão sobre a língua portuguesa enquanto meio de comunicação em comunidades cada vez mais plurais e sobre as mudanças e desafios que esta realidade implica no seu ensino.
A revista em versão PDF aqui.
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