Verbos no Passado – 100 exercícios com explicação, da autoria de Diana Oliveira e Sofia Rente e editado pela editora Lidel, é um livro de apoio destinado a aprendentes de língua portuguesa de qualquer nível de proficiência (do A1 ao C2).
Na sua génese, o livro apresenta os tempos verbais do passado do modo indicativo apresentando não só explicitação acerca de como se forma e como se utiliza cada um dos tempos, como exercícios de sedimentação de conhecimentos. Divide-se, para o efeito, em três grandes secções: «tempos do passado», «tempos do passado em contraste» e «tempos do passado – mix de exercícios».
Na primeira secção – «tempos do passado» – explica-se cada um dos tempos passados usados em português no modo indicativo, nomeadamente como se formam e quando se usam. Já na segunda secção – «tempos do passado em contraste» – apresentam-se, como o título antecipa, os tempos verbais do passado em pares que frequentemente se confundem, nomeadamente o pretérito perfeito simples vs. o pretérito imperfeito do indicativo, ou o pretérito perfeito simples vs. o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo. Aqui, são apresentadas estratégias que ajudam os aprendentes a distinguir os tempos verbais. Note-se que tanto a primeira como a segunda secção do livro são compostas por exercícios após as explicações dadas. Contudo, a última grande secção é destinada somente a exercícios, mas, em vez de trabalhar os verbos ou pares de verbos individualmente, fá-lo em simultâneo, e o aprendente pode, sem o suporte da explicação, aplicar os seus conhecimentos. Em todas as secções, os exercícios dividem-se em três grupos de dificuldades, indicados no canto superior das páginas, são eles: fácil, médio e difícil.
Podem ainda encontrar-se, nesta obra, apesar de não ser o seu foco, listas de falsos amigos – português-inglês, português-alemão, português-italiano, português-francês, português-espanhol e português-russo; tabelas com verbos irregulares conjugados e ainda uma lista de particípios passados duplos.
Mediante a complexidade que os tempos verbais podem ter para um aprendente de língua portuguesa, este livro, dedicado somente aos verbos no passado do modo indicativo, surge como uma recurso que pode responder a perguntas que se levantem na aprendizagem. Além disso, a apresentação de exercícios por graus de dificuldade favorece a progressão da aprendizagem e permite que possam ser utilizado na totalidade ou parcialmente.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações