Pessoa. Uma biografia, de Richard Zenith, com chancela da Quetzal, oferece ao leitor o homem por detrás da multiplicidade de vozes e da complexa obra literária.
A Procura da Língua Perfeita, de Umberto Eco, com chancela da Gradiva e com tradução de Miguel Serras Pereira oferece ao leitor um denso roteiro dos esforços desenvolvidos na Europa, ao longo de muitos séculos, em busca da língua perfeita.
Com a publicação deste livro, o seu autor, José Caldeira Martins, propõe «recolher o que ainda pode ser arrecadado do património abastado, genuíno e variado do que foi uma pequena comunidade rural ao cimo do Alentejo». Um lançamento das Edições Colibri em dezembro de 2021.
Construído, segundo o seu autor, «para servir de ferramenta a quem escreve», Português de A a Z: Armadilhas e Maravilhas da Língua, publicado em 2022 sob a chancela da editora Guerra & Paz, é o mais recente livro do tradutor e professor universitário Marco Neves.
Sobre a elaboração da norma no contexto angolano, um livro que resulta da adaptação da tese de doutoramento que o autor, Márcio Undolo, professor da Escola Superior Pedagógica do Bengo (Caxito, Bengo, Angola), defendeu em 2015 na Universidade de Évora.
«Galiza e(m) nós. Estudos para a compreensão do relacionamento cultural galego-português pretende dar espaço e visibilidade a autores/as e textos da Academia portuguesa que se debruçaram sobre diferentes aspetos da Galiza.»
Um lançamento conjunto das Edições Húmus e do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
O livro O Português à Descoberta do Brasileiro de Fernando Venâncio é um documento claro e incontornável relativo à história recente da língua portuguesa em território português, com enfoque a partir de 1977, data do início da primeira telenovela brasileira divulgada em Portugal.
Materiais Didáticos Português – Língua de Herança e Português Língua Estrangeira é uma compilação que tem os seguintes objetivos: «Propomos alguns materiais didáticos para estudo autónomo, com o apoio dos pais, ou em sala de aula. Trata-se de sugestões de atividades que poderão contribuir para uma partilha de práticas sobre aspetos essenciais do ensino da língua.» (p.4)
Português Ativo – Para o Mundo Profissional é um manual destinado a estudantes de português como língua não materna (PLNM) para fins práticos. Elaborado de acordo com as orientações presentes no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para os níveis A1 e A2, tem como objetivo o auxílio na obtenção de «conhecimentos linguísticos passíveis de serem utilizados em múltiplos contextos comunicacionais e culturais».
A obra Falar(es) Bracarense(s). Janelas da transformação de um espaço rural, de José Teixeira (Edições Húmus, 2021) assenta numa abordagem inovadora: a introdução de pesquisa linguística em espaço urbano, desenvolvida na cidade de Braga, com o objetivo de preservar a memórias de falares bracarenses num contexto em que a «geração mais jovem que vive no espaço bracarense, num espaço globalizado, cosmopolita, com ligações físicas, de deslocação e transporte, de contacto eletrónico instantâneo com todo o globo, talvez nem suspeite de como se coabitava o mesmo espaço, em meados do século XX, por pessoas que ainda conservam as memórias dessa época.» (p. 239)
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações