Escrito, segundo a autora, entre 4 de fevereiro de 2002 e 1 de dezembro de 2019 e publicado um ano depois, com a chancela da Edições Colibri, Ditos e Ditotes Populares da Beira Alta é uma recolha dos mais antigos adágios desta província do Centro da Portugal.
«Manifestações da cultura local — refere-se na sinopse do livro —, são pedaços de sabedoria popular que eram prontamente usados de acordo com cada situação ou cada circunstância. Evocam tempos idos, de pequenas sociedades locais aldeãs, onde prevalecia uma agricultura penosa, de grande esforço e pequenos rendimentos. Terras pobres, de escassez e de pobreza, condicionavam o modo de vida. A baixa literacia da maior parte da população encontra nestes ditos a criação de uma identidade coletiva para uma população com modos de vida simples. Breves, os ditos populares foram prontos meios de aconselhamento ético, ou de ensinamento instantâneo. Difundiam-se facilmente como solução para tudo. Não raro deixam transparecer alguma sátira e irreverência. Fazem parte de um imaginário cultural regional, que pode ajudar a entender a transmissão de valores e comportamentos, individuais ou coletivos.»
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações