Valentim Fagim - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Valentim Fagim
Valentim Fagim
458

Nasceu em Vigo, em 1971. É licenciado em Filologia Galego-Portuguesa  e professor de português na Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela desde 2001 e corresponsável de cursos em linha de Português como Língua Estrangeira para o corpo docente da Galiza. Tem vários livros publicados, entre eles Do Ñ para o NH, O galego (im)possível e, em parceria, o Dicionário Visual Através e O Galego é uma Oportunidade. Como formador da Associaçom Galega da Língua, participou na criação e desenvolvimento do site A Nossa Galáxia, dos cursos em linha Falarmos, do ateliê para o ensino secundário Ops, o português simples e dos cursos aPorto, na cidade do Porto.

 
Textos publicados pelo autor
Estou a Estudar Português
Por Valentim Fagim

Publicado em 2022 pela Através Editora, sediada em Santiago de Compostela, o livro Estou a Estudar Português destina-se a falantes de castelhano e galego. O autor, Valentim Fagim, é professor da Escola Oficial de Idiomas de Santiago de Compostela e corresponsável por cursos de Português como Língua Estrangeira (PLE) para docentes galegos. Além disso, Fagim é membro da Associaçom Galega da Língua (AGL), incluindo-se, portanto, entre quantos na Galiza defendem uma aproximação ao português, promovendo o seu ensino e uso.

Apesar de haver gramáticas para castelhanófonos – caso da Gramática Portuguesa, de Pilar Vázquez Cuesta e Maria Albertina Mendes da Luz e datada de 1949 –, Estou a Estudar Português é obra muito especial, porque (também) pressupõe a atual situação linguística da Galiza, onde o castelhano tem ganho cada vez mais terreno ao galego mesmo no âmbito doméstico. Trata-se, é certo, de um manual dirigido aos falantes de galego e aos de castelhano, mas chamando a atenção dos primeiros para a vantagem que a língua vernácula da Galiza pode trazer ao estudo do português.

Uma introdução, da autoria de Fagim, e um