Richard Zenith - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Richard Zenith
Richard Zenith
45

Nascido em 1956, em Washington DC, nos Estados Unidos. Escritor, tradutor, investigador, e destacados especialista da vida e obra de Fernando Pessoa. Radicado em Portugal desde os anos 80, esteve ligado ao Grupo de Estudos do Modernismo Português a partir de 1997. Organizou o Livro do Desassossego e muitas outras obras de Pessoa (algumas em parceria com Fernando Cabral Martins) publicadas pela Assírio & Alvim, publicou uma fotobiografia de Pessoa (em parceria com Joaquim Vieira) e foi cocomissário da exposição Fernando Pessoa: Plural Como o Universo (São Paulo, 2010; Rio de Janeiro, 2011; Lisboa, 2012). Traduziu várias obras de Pessoa para inglês, bem como as cantigas galego-portuguesas, os poemas de Camões, os de Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

 
Textos publicados pelo autor
Pessoa. Uma Biografia
Por Richard Zenith

O livro Pessoa. Uma biografia (Quetzal, 2022), de Richard Zenith, é um trabalho notável e relevante sobre a vida do poeta português Fernando Pessoa que pretende mostrar ao leitor o homem por detrás da multiplicidade de vozes e da complexa obra literária. Originalmente escrita e publicada em inglês, com o título Pessoa. A Biography (Liveright – W. W. Norton Company, 2021), trata-se de uma obra agora traduzida para português por Salvato Teles de Menezes e Vasco Teles de Menezes.

Mantendo um estilo narrativo sobre a vida e a época de Pessoa, Richard Zenith estruturou o seu livro em quatro longas partes, que se estendem por cerca de setenta e cinco capítulos. Na primeira parte, designada "O estrangeiro nato", o autor debruça-se sobre a infância e juventude do poeta português, descrevendo sobretudo os tempos em que este viveu na cidade sul-africana de Durban, aproveitando para apresentar os seus primeiros interesses literários, as matérias que estudou enquanto aluno do Liceu de Durban e as figuras familiares (como é o caso do tio-avô Cunha, que lhe deu a conhecer os bastidores da imprensa) que exerceram nele uma forte influência. Mas Zenith não se fica só pela narra...