Luís Gomes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Luís Gomes
Luís Gomes
362

Doutorado pela Universidade de Oxford. É leitor do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e diretor dos cursos de Língua e Cultura Portuguesa do Departamento de Línguas e Culturas Modernas da Universidade de Glasgow. Especialista em emblemática, é coeditor da coleção Glasgow Emblem Studies. É também editor do Portuguese of the Year's Work in Modern Language Studies (Brill).

 
Textos publicados pelo autor
The Portuguese Subjunctive. A Grammar Workbook
[O Conjuntivo Português. Livro de Exercícios de Gramática]
Por Luís Gomes, Maria Madalena Gonçalves

The Portuguese Subjunctive. A Grammar Workbook é uma publicação com a chancela da Routledge (Taylor & Francis Group), da autoria de Luís Gomes e Maria Madalena Gonçalves, destinando-se a aprendentes de português como língua não materna (PLNM) que pretendem compreender e exercitar o uso do modo conjuntivo. Escrita em língua inglesa, é uma obra que procura colmatar o fosso que existe no desempenho entre a compreensão de todas as regras gramaticais e a sua aplicação em todas as situações linguísticas possíveis. Deste modo os autores assumem, nesta linha, o seguinte: «The discussions of the particular uses of the subjunctive become a pivotal point in understanding this mood, and we will be on target to achieve our goal if a learner develops a ‘feeling’ for the subjunctive, when to use it and when best not to1» (pág.4).

Em termos estruturais, o livro organiza-se em duas partes, que se estendem por seis capítulos. Na primeira, designada The simple tense of the subjuntive, o foco incide nos tempos simples do modo conjuntivo (presente, pretérito imperfeito e futuro). Já a segunda, denominada The perfect tenses of the subjuntive, centra-se nos tempos compostos deste modo (presente, pretérito mais-que-perfeito composto e futuro composto). Cada um dos seis capítulos é dedicado a um destes tempos, com a parte inicial reservada a uma explicação teórica das suas caraterísticas e usos, seguindo-se um conjunto de exercícios. A organização da obra facult...