The Portuguese Subjunctive. A Grammar Workbook é uma publicação com a chancela da Routledge (Taylor & Francis Group), da autoria de Luís Gomes e Maria Madalena Gonçalves, destinando-se a aprendentes de português como língua não materna (PLNM) que pretendem compreender e exercitar o uso do modo conjuntivo. Escrita em língua inglesa, é uma obra que procura colmatar o fosso que existe no desempenho entre a compreensão de todas as regras gramaticais e a sua aplicação em todas as situações linguísticas possíveis. Deste modo os autores assumem, nesta linha, o seguinte: «The discussions of the particular uses of the subjunctive become a pivotal point in understanding this mood, and we will be on target to achieve our goal if a learner develops a ‘feeling’ for the subjunctive, when to use it and when best not to1» (pág.4).
Em termos estruturais, o livro organiza-se em duas partes, que se estendem por seis capítulos. Na primeira, designada The simple tense of the subjuntive, o foco incide nos tempos simples do modo conjuntivo (presente, pretérito imperfeito e futuro). Já a segunda, denominada The perfect tenses of the subjuntive, centra-se nos tempos compostos deste modo (presente, pretérito mais-que-perfeito composto e futuro composto). Cada um dos seis capítulos é dedicado a um destes tempos, com a parte inicial reservada a uma explicação teórica das suas caraterísticas e usos, seguindo-se um conjunto de exercícios. A organização da obra faculta, portanto, ao leitor recursos que o incentivam ao desenvolvimento de conhecimentos sobre o modo conjuntivo em português, suscetíveis de serem utlizados em diferentes contextos.
Em suma, The Portuguese Subjunctive é uma ferramenta útil para professores e estudantes de PLNM. Em suplemento dos propósitos didáticos e de divulgação, revela-se ainda como um interessante instrumento descritivo sobre o modo conjuntivo em português, que tem a particularidade irónica de, estando escrito em inglês, pôr, afinal, esta língua ao serviço da promoção do português.
1 Tradução livre: «A discussão dos usos particulares do conjuntivo torna-se ponto fulcral na compreensão deste modo, e estaremos a atingir o nosso objetivo se o aprendente desenvolver ‘sensibilidade’ ao conjuntivo, sabendo quando deve utilizá-lo e quando é melhor não o fazer.»
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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