Alexandre do Amaral Ribeiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Alexandre do Amaral Ribeiro
Alexandre do Amaral Ribeiro
584

Doutor em Linguística pela Unicamp  (2006), com pós-doutoramento (2011) em português como segunda língua pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor adjunto do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português Língua Estrangeira e Segunda Língua (NUPPLES/UERJ). Participou de Missão Brasileira em Luanda/Angola para o oferecimento de Curso em AEE/Surdez. Atuou como professor convidado em disciplina de graduação na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS/Japão).

 

 

 
Textos publicados pelo autor
Caderno Seminal Digital n.º 42
Português: língua de muitas pátrias
Por André Nemi Conforte, Alexandre do Amaral Ribeiro

A revista Caderno Seminal Digital, uma publicação digital da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dedica o seu número 42 (2022) ao tema «[O] Português: língua de muitas pátrias». Esta edição é composta por artigos, resenhas e entrevistas que visam analisar a língua portuguesa em diferentes planos, atentando nalgumas variantes em particular, e avaliar as políticas linguísticas que são ou devem ser adotadas na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além disso, pretende refletir sobre o reconhecimento do português como língua pluricêntrica.

Este número do Caderno Seminal Digital está organizado em dois dossiês, um primeiro dedicado aos 25 anos da CPLP e um segundo ao português como língua pluricêntrica. Apresenta-se ainda uma secção de resenhas e um espaço de entrevistas feitas a académicos e representantes de organizações linguísticas que se preocupam com questões relacionadas com a norma e variação, como é o caso da professora universitária e linguista Margarita Correia.

No primeiro dossiê desta publicação estão publicados textos com diferentes perspetivas associadas a alguns países de língua portuguesa, por exemplo: Brasil, Moçambique, Angola ou Timor-Leste. No fundo, o objetivo deste conjunto de textos é, de acordo com o que André Nemi ConforteIsabel Margarida Duarte