A revista Caderno Seminal Digital, uma publicação digital da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dedica o seu número 42 (2022) ao tema «[O] Português: língua de muitas pátrias». Esta edição é composta por artigos, resenhas e entrevistas que visam analisar a língua portuguesa em diferentes planos, atentando nalgumas variantes em particular, e avaliar as políticas linguísticas que são ou devem ser adotadas na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além disso, pretende refletir sobre o reconhecimento do português como língua pluricêntrica.
Este número do Caderno Seminal Digital está organizado em dois dossiês, um primeiro dedicado aos 25 anos da CPLP e um segundo ao português como língua pluricêntrica. Apresenta-se ainda uma secção de resenhas e um espaço de entrevistas feitas a académicos e representantes de organizações linguísticas que se preocupam com questões relacionadas com a norma e variação, como é o caso da professora universitária e linguista Margarita Correia.
No primeiro dossiê desta publicação estão publicados textos com diferentes perspetivas associadas a alguns países de língua portuguesa, por exemplo: Brasil, Moçambique, Angola ou Timor-Leste. No fundo, o objetivo deste conjunto de textos é, de acordo com o que André Nemi Conforte, Isabel Margarida Duarte e Sónia Valente Rodrigues assumem na sua introdução, «fazer um balanço em relação à situação linguística e às políticas linguísticas de alguns países da CPLP, onde o português convive com outras línguas, tendo como pano de fundo a efeméride comemorada e as propostas para o futuro». De entre os diversos artigos deste dossiê, salientamos o texto «Nomenclaturas da língua portuguesa nos planos de ação da CPLP: português língua o quê?», da autoria de Jefferson Evaristo, que equaciona o modo como a língua portuguesa é projetada internacionalmente, tendo em conta a diversidade das suas dimensões: língua de documentação, língua de trabalho, língua estrangeira, língua materna e não materna, língua internacional, língua segunda, língua de herança, língua pluricêntrica e língua de acolhimento.
No segundo dossiê são apresentados quatro textos que abordam, com enfoques variados, o pluricentrismo da língua portuguesa. A escolha temática deste dossiê foi, segundo Alexandre do Amaral Ribeiro, Carla Aurélia de Almeida e Paulo Osório, motivada pelas questões que esta perspetiva da língua «suscita, tanto num plano mais teórico, quanto numa dimensão mais prática no seio da própria Linguística Aplicada». Dos quatro textos deste dossiê, destacamos o artigo «A língua portuguesa no território timorense: uma questão de status» de Leiliane Silveira, Lorena Pedra e Thiago Oliveira, que retrata a situação linguística no território timorense, centrando-se na discussão do estatuto linguístico do português e da trajetória histórica desse país e concluindo que a língua portuguesa assume um papel de fator identitário do povo timorense.
Por último, realçamos a entrevista realizada a Margarita Correia, linguista, professora universitária e presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). Nesta conversa, Margarita Correia sublinha o trabalho desenvolvido nos vários estados membros da CPLP em prol da língua portuguesa, mas aponta também o que ainda está por fazer no ensino do português e na divulgação enquanto língua da ciência.
Em síntese, este número da revista Caderno Seminal Digital oferece ao leitor um conjunto de textos que apresentam diferentes visões sobre a língua portuguesa enquanto instrumento de comunicação de várias comunidades, levando-o a refletir sobre as mudanças e desafios que esta realidade representa para o futuro do idioma.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações