Dois volumes muito simples que apresentam a recolha de 500 vocábulos tradicionais da região de Portalegre pelos alunos do Agrupamento de Escolas José Régio, sob orientação das suas professoras, que são também as coordenadoras da publicação.
O primeiro volume, correspondente ao desenvolvimento de um projeto escolar em 2020/2021, é resultado do trabalho dos alunos da escola Básica José Régio, em Portalegre. Trata-se de jovens do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, que foram capazes de registar junto dos seus familiares um conjunto de palavras cheias de pitoresco: crujante («tonto»), gaspiado («apressado»), inxuvalhe («enxoval»), «por mode de» («por causa de»), entre outras.
O segundo volume apresenta a recolha de 2021/2022, incluindo formas que refletem mais vincadamente as características fonéticas dos falares locais: são exemplos, «dar a bürra nas cöves» («acontecer algo de desagradável, que não devia ter acontecido»), estrapaciar («gastar indevidamente»), «lua cabrera» («loucura, desorientação»).
Um trabalho meritório, certamente inspirador de outros trabalhos futuros semelhantes, em regiões cujas comunidades precisam urgentemente do interesse e da mobilização dos jovens, de modo a prevenir a perda da memória cultural e da personalidade linguística.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações