Migrações e Interculturalidade: Conhecer para Intervir em Sala de Aula. Recursos Pedagógicos para Formadores/as e Professores/as é uma publicação promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações, da autoria de Joana Simões Piedade e Sofia Lopes, edição de Paulo Feytor Pinto e Sara Caetano e revisão científica de Sofia Gaspar (ISCTE-IUL). Esta obra é o resultado de uma formação contínua de professores dos ensinos básico e secundário em matéria de migrações, educação para o desenvolvimento, interculturalidades e discriminação e consiste numa recolha de percursos pedagógicos destinados a professores e alunos, contribuindo assim para a implementação destes assuntos na sala de aula.
Em termos estruturais, é uma publicação organizada em 25 sequências de atividades, 21 destinadas a professores em contexto de formação contínua e 4 para estudantes do 9.º e do 10.º anos de escolaridade. Estas sequências organizam-se em três temas: (1) migrações na sociedade global da escola, (2) atitudes e comportamentos perante a diversidade étnico-cultural e (3) práticas pedagógicas e diversidade étnico-cultural. Cada tema é composto por um enquadramento e conceitos-chaves, seguidos de um conjunto de propostas didáticas.
Nesta obra, as atividades dedicadas aos alunos (terceiro tema) foram pensadas de modo a poderem ser trabalhadas em diferentes disciplinas, como por exemplo, Biologia e Geologia, Filosofia ou Português. No que concerne aos recursos dirigidos aos professores (temas 1 e 2), estes foram construídos de modo a servirem como base de inspiração à criação de dinâmicas em sala de aula que explorem a interculturalidade, indo ao encontro da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.
Em síntese, esta publicação constitui uma proposta didática de acesso livre e que pode ser útil a professores dos ensinos básico e secundário que pretendam promover em sala de aula debates e trocas de ideias relacionados com a migração e interculturalidade.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações