1. A primeira volta das eleições gerais do Brasil teve lugar em 2 de outubro e, se, no plano presidencial, deu alguma vantagem a Lula da Silva, não o deixou a grande distância de Bolsonaro. Aguarda-se, portanto, um segundo turno eleitoral – no português brasileiro, o mesmo que «segunda volta» –, marcado para 30 de outubro, continuando o momento político a alimentar novos usos linguísticos, uns fugazes, outros nem tanto. É o caso dos significados literal e pejorativo de bolsonarista, palavra analisada num artigo publicado em A Folha de S. Paulo, em 29/09/2022, e transcrito, com a devida vénia, em O Nosso Idioma. A propósito de bolsonarista, que é nome mas também ocorre adjetivalmente, leia-se na referida rubrica uma crónica da professora Carla Marques acerca da função e da significação dos adjetivos.
2. Diz-se que a expressão camoniana «ocidental praia lusitana» constitui uma sinédoque, ou seja, configura uma figura de retórica pela qual se toma a parte («a ocidental praia») para aludir a um todo – mas que "todo"? Alguma praia da região lisboeta? Não é só isso, como se revela numa das novas respostas do Consultório, cuja atualização traz ainda outras cinco questões: a que classe de palavras pertence enquanto, no sentido de «na qualidade de»? Bateria é o nome coletivo correspondente a exame? A localidade portuguesa de Dois Portos tem algum gentílico? Na área da química, o termo lignina é mais correto que lenhina? A palavra arejabilidade existe?
Na imagem, uma quadro de José Malhoa (1855-19339, "Dois pintores pintando à beira-mar" (1918). Fonte: "As praias portuguesas na pintura", blogue Escrita(s), 11/07/2013.
3. Em 5 de outubro, festeja-se o 112.º aniversário da implantação do regime republicano em Portugal. A palavra república tem origem no latim respublica, um composto formado pelas palavras também latinas res publica, entendidas como o mesmo que «coisa pública, o Estado, a administração do Estado» (Dicionário Houaiss). A forma moderna república está atestada, pelo menos desde o século XV, em variação com "repubrica" e "repuvrica", embora no século XVI se recolham exemplos de respublica como forma culta (cf. José Pedro Machado, Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa). À volta da efeméride e de certos aspetos associados a república, sugere-se a consulta de "As palavras república e monarquia", "'Viva a República' e 'vivà República'", "A bem da previdência e do respeito pela língua da República" e "Tipos de texto e tipo de ato no Diário da República (Portugal)".
4. Ainda relativamente à história da república em Portugal e ao seu impacto na história cultural do país nos anos 10 e 20 do século XX, regista-se a inauguração em 4 de outubro, pelas 18h00, na Biblioteca Nacional de Portugal, da exposição que assinala o centenário da revista Seara Nova, cujo primeiro número saiu em 15 de outubro de 1921. Sobre esta publicação, leia-se a resposta "Seara Nova", da autoria do professor universitário e crítico literário Ernesto Rodrigues.
5. Iniciativas que visam promover as literaturas de língua portuguesa internacionalmente:
– De 6 a 12 de outubro, realiza-se o F(O)LIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, que nesta edição de 2022, é dedicado à temática do poder.
– Na cidade da Praia (Cabo Verde), decorre de 6 a 8 de outubro a X edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, subordinado ao tema "Insularidade e Universalidade na Literatura". Trata-se de uma realização da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da câmara municipal da Praia.
6. Dois registos finais, para:
— O artigo "A Guiné-Bissau e a luta pelo futuro", da autoria da linguista e professora universitária portuguesa Margarita Correia, publicado no Diário de Noticias do dia 3/10/2022, em que aborda as dificuldades de erradicação do analfabetismo e do acesso universal à educação num país de pouco mais de 1,5 milhões de habitantes e com uma vintena de línguas (incluindo o português, como língua oficial, mas falado apenas por 15% da população); e
— A recomendada prolação do nome Nobel, cujos prémios de 2022 começaram a ser anunciados na presente semana.