Enquanto é uma conjunção que pode ser usada em diferentes contextos. No caso em apreço, é equivalente a «na qualidade de, na condição de, como».
Enquanto ativa este valor quando se combina com um substantivo, como acontece nas frases seguintes:
(1) «Enquanto trabalhador, tenho acesso ao interior do edifício.»
(2) «Enquanto professor, posso ler este documento.»
Ao combinar-se a um substantivo, enquanto contribui para a associação da situação descrita pelo predicado da frase a um determinado domínio/ esfera de ação. Por exemplo, em (1), o acesso ao interior do edifício só é possível ao grupo de pessoas identificadas com o domínio de «ser trabalhador».
No enunciado apresentado pelo consulente, aqui transcrito em (3), o sintagma introduzido por embora relaciona-se não com a totalidade do predicado, mas com o verbo, uma vez que é um complemento pedido pelo verbo pôr:
(3) «Convenci-me de que as mais belas coisas do mundo se punham enquanto profundos e urgentes mistérios»
Neste caso, não conseguimos avaliar com certeza qual o sentido com o qual o verbo está a ser usado, por falta de contexto. Não obstante, será possível que tenha como significado «imaginar-se, supor-se» ou «desempenhar a função de». A ser este o valor, o sintagma introduzido por enquanto traduz a forma como as «coisas mais belas do mundo» se imaginavam ou desempenham a função.
Disponha sempre!