1. O que pensam os jovens sobre a língua portuguesa? Para conhecer melhor as perspetivas dos falantes mais novos das diferentes variedades do português, o Ciberdúvidas teve a iniciativa de se sentar à mesa com três estudantes do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, provenientes de três países de língua oficial portuguesa – Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe. O resultado deste encontro é a conversa registada em dois vídeos disponíveis em O Nosso Idioma e acompanhados de um artigo em que a consultora Inês Gama contextualiza e descreve as finalidades e estrutura desta entrevista.
2. Ainda na rubrica O Nosso Idioma, e porque, em Portugal, se aproximam as eleições legislativas de 10 de março, apresenta-se um apontamento da consultora Sara Mourato sobre a morfologia e a etimologia da palavra sondagem.
3.O nome e adjetivo lusíada, que literalmente significa «filho de Luso (herói mítico, lendário fundador da Lusitânia)», tem uma acentuação que, entre falantes de Portugal, pode dar azo a efeitos ora estranhos ora cómicos. Foi o que aconteceu recentemente num noticiário do Porto Canal, quando se ouviu a forma incorreta "Os Lusiedas", com e aberto tónico, em lugar de Os Lusíadas. O jornalista José Mário Costa, cofundador do Ciberdúvidas, regista o caso no Pelourinho.
4. A palavra estela, que significa «coluna ou placa de pedra, geralmente com inscrições», tem e aberto ou fechado na sílaba tónica -te-? À resposta juntam-se outras cinco no Consultório: existe o verbo aerar? Que valores modais tem o verso vicentino «haveis, padre, de vir»? Como se usa o verbo enumerar numa frase? Que atos ilocutórios configura a frase «foi o dia triunfal da minha vida, e nunca poderei ter outro assim» incluída numa famosa carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro?
5. Em Lusofonias, transcreve-se com a devida vénia uma entrevista, publicada no dia 2 de fevereiro de 2024 no jornal timorense Diligente, com a professora Isabel Margarida Duarte, diretora-adjunta do mestrado em Ensino de Português no contexto de Timor-Leste, que discute a importância da diversidade linguística em Timor-Leste e o papel do português neste país.
6. Entre línguas inventadas, destacam-se, por exemplo, as línguas élficas, concebidas por J. R. R. Tolkien (1892-1973), autor de O Senhor dos Anéis, ou, mais recentemente, as línguas construídas a partir de A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin. Desde 2001, existe igualmente o toki pona, um idioma com um reportório lexical de cerca de 150 palavras, que foi criado pela linguista e tradutora canadiana Sonja Lang, com o intuito de facilitar o entendimento interpessoal e promover o pensamento positivo. Em Diversidades, inclui-se o apontamento que a jornalista Teresa Oliveira Campos dedicou ao toki pona, no jornal digital ZAP.aeiou, em 2 de fevereiro de 2024.
7. Registos da atualidade em Portugal:
– O programa de atividades com que a Academia das Ciências de Lisboa assinala o 5.º centenário do nascimento de Camões – toda a informação aqui.
– As X Olimpíadas da Língua Portuguesa, uma iniciativa promovida pela Direção-Geral da Educação, o Plano Nacional de Leitura, a Direção-Geral da Administração Escolar, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Associação de Professores de Português e a Escola Secundária de Camões. A 1.ª fase teve lugar em 09/02/2024.
– O lançamento da candidatura virtual de Maria Esperança Portugal, «uma candidata fictícia às eleições legislativas antecipadas que pretende pôr os partidos a discutir o setor [da educação em Portugal]». Trata-se de uma iniciativa da Federação Nacional da Educação.
8. Temas de três dos programas que, na rádio pública portuguesa, são dedicados ao português:
– Em Língua de Todos (RDP África, sexta-feira, 09/02/2024, 13h20*; repetido no dia seguinte, c. 09h05*), Celso Praia, professor do Instituto Superior de Educação de Benguela, apresenta o 1.º Seminário Linguístico e Literário desta instituição, denominado Linguística e literatura: um diálogo compreensível e incompreensível, porém eterno.
– Sónia Valente Rodrigues, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em entrevista ao programa Páginas de Português (Antena 2, domingo, 11/02/2024, 12h30*; repetido no sábado seguinte, 17/02/2024, 15h30*), refere-se à utilização de Os Maias de Eça de Queirós numa aula de Português. Ainda o apontamento gramatical da professora Carla Marques, que se interroga sobre o plural da palavra não.
– Ainda na Antena 2, as emissões de 12 a 16 de fevereiro do programa Palavras Cruzadas, por Dalila Carvalho, são preenchidas pelo tema da literacia financeira, em conversa com o professor Carlos Alves, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50).
* Hora oficial de Portugal continental.
9. Dado que, em 2024, o Carnaval calha em 13 de fevereiro, a próxima atualização do Ciberdúvidas fica marcada para 16 de fevereiro. Até lá, votos de um Carnaval com boa disposição. Entretanto, sobre este período festivo, consultem-se os seguintes conteúdos: "Entrudo", "'Enfezar o carnaval': etimologia", "'Enfezar o carnaval': etimologia, mais uma vez", "A palavra confete , "Natal, Carnaval, Páscoa: palavras variáveis", "Portugal, Alentejo, no Carnaval", "Partidas de Carnaval e "Carnavalear, carnavalar e carnavalejar".