DÚVIDAS

Concordância: «sua obra será sons»

Na frase «Sua obra será sons que se ouvem no papel», que se encontra na tradução de uma obra literária, apontaram um incorreção na concordância verbal, porque o verbo ser deveria concordar com «sons» e não com «obra». É a única concordância possível?

Existem bons gramáticos que apontam como correta a concordância com o sujeito nesse caso?

Podem nos ajudar com essa questão, por favor?

Resposta

As duas opções são aceitáveis.

Há diversas situações nas quais os verbo ser concorda com o constituinte que se coloca à sua direita, como se sintetiza nesta resposta. Aqui explica-se, em particular, que quando o verbo ser é equivalente a «ser constituído por»1, concorda com o constituinte à direita. Este parece ser o caso da frase apresentada pelo consulente, como se observa em (1)

(1) «Sua obra será constituída por sons que se ouvem no papel.»

Afirma ainda Bechara que «[n]as orações ditas equativas em que com ser se exprime a definição ou a identidade, o verbo, posto entre dois substantivos de números diferentes, concorda em geral com aquele que estiver no plural.»2

Por estas razões, a opção pela flexão no plural do verbo ser encontra-se devidamente justificada, embora constitua uma exceção. No entanto, acrescente-se que Cunha e Cintra3, tratando a questão da concordância do verbo ser quando encontra um constituinte no singular e outro plural, preveem a possibilidade das duas opções, flexão no singular ou no plural, pelo que a opção pelo singular do verbo é igualmente aceitável. 

Disponha sempre!

 

1. cf. também E. Bechara, Moderna Gramática Portuguesa. Ed. Lucerna, p. 453.

2. idem, ibid.

3. Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo. Edições João Sá da Costa, pp. 501-512.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa