O complemento do nome na expressão «classe social» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O complemento do nome na expressão «classe social»

Na expressão «classe social», o adjetivo social desempenha a função sintática de modificar restritivo do nome ou complemento do nome? A minha interpretação é que se trata de um complemento do nome que está intimamente ligado ao nome e com a forma de um grupo adjetival (da sociedade).

Antonio Branco Professor Pombal, Portugal 817

O adjetivo social desempenha, na expressão em apreço, a função sintática de complemento do nome.

O nome classe é um coletivo, na medida em que significa «conjunto de indivíduos, animais ou objetos com características comuns» (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea). Os nomes coletivos são geralmente nomes dependentes1, ou seja, necessitam de um complemento para denotar um conjunto concreto. No caso do constituinte «classe social», o adjetivo social vem permitir ao nome que designe «um conjunto de indivíduos que partilham interesses ou afinidades culturais, económicas…» (Idem).

Refira-se, ainda, que normalmente, o complemento do nome tem a forma de um grupo preposicional introduzido pela preposição de, no entanto, este pode também ter uma natureza adjetival, como acontece, por exemplo, em «agrupamento escolar», «assembleia estudantil» ou «equipa médica» (exemplos retirados de Raposo et al., Gramática do português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 746). É este o caso do adjetivo social ao associar-se ao nome classe.

 

1. Existem, todavia,, nomes coletivos que são independentes, pelo que não necessitam de complemento, como biblioteca ou cardume, por exemplo (cf. Raposo et al., Gramática do português. Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 745-747).

Carla Marques
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Semântica nominal; Funções sintácticas