Paulo Feytor Pinto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Paulo Feytor Pinto
Paulo Feytor Pinto
1K

Paulo Feytor Pinto é professor adjunto do Instituto Politécnico de Setúbal. Doutorado em Estudos Portugueses com especialidade em Política de Língua pela Universidade Aberta, publicou alguns artigos e livros de relevo – Como Pensamos a Nossa Língua (2001), Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (2008) e O Essencial Sobre Política da Língua (2010).

 
Textos publicados pelo autor
Imagem de destaque do artigo
Por Paulo Feytor Pinto

Da autoria de Paulo Feytor Pinto conjuntamente com a Associação dos Professores de Português, a cuja Direção presidiu de 2001 a 2003, esta obra resume o essencial das regras que entraram em vigor em Portugal com o Acordo Ortográfico da língua portuguesa de 1990.

Primeiramente, são-nos apresentadas as regras ora em vigor de forma resumida e graficamente apelativa, com especial importância ao sistema ortográfico português. Segue-se depois o Texto Integral do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (Anexo I da Resolução da Assembleia da República n.º 26/91, de 23 de agosto e retificação n.º 19/91, de 7 de novembro). E, por fim, a Nota Explicativa do Acordo Ortográfico (Anexo II Resolução da Assembleia da República n.º 26/91, de 23 de agosto e ratificação n.º 19/91, de 7 de novembro)

Exm.ª Sr.ª Ministra da Educação,

Prof.ª Dr.ª  Maria de Lurdes Rodrigues,

Tendo sabido através do jornal "Público"[de  28 de Janeiro de 2007] que o Ministério da Educação pretende publicar um novo diploma legal sobre a TLEBS em que suspenderá provisoriamente a sua ex...