Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Um vocabulário comum para uma língua pluricêntrica
Um vocabulário comum para uma língua pluricêntrica
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 371

1. Na rubrica Acordo Ortográfico, disponibiliza-se o artigo que o linguista brasileiro Sérgio Rodrigues publicou no jornal Folha de S. Paulo do dia 18 p.p, a propósito do lançamento oficial, na capital de Cabo Verde, da primeira versão do Vocabulário Ortográfico Comum (VOC) e dos vocabulários nacionais associados – recursos que passaram a estar totalmente acessíveis na plataforma do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). Saliente-se a citação que Sérgio Rodrigues faz de algumas palavras de outro linguista brasileiro, Carlos Alberto Faraco: «Esse vasto acervo poderá servir de base para a escrita de um novo dicionário geral da língua, o que será um passo fundamental [...]. Aos poucos vai se consolidando o conceito de língua pluricêntrica para o português.»

2. Coincidente com o lançamento oficial do VOC e dos cinco vocabulários nacionais já disponíveis na respetiva plataforma, realizou-se igualmente na cidade da Praia a XII Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do IILP. O respetivo comunicado final fica transcrito, na íntegra, na rubrica Notícias.

3. No consultório, ficam igualmente em linha quatro novas respostas: existe a palavra "desrespeituoso"? Diz-se que em Portugal nem toda a gente pronuncia o r de rato e carro da mesma maneira: como pode isso acontecer? Podemos escrever «prà frente» num texto formal? Todo significa «cada» ou «inteiro», mas como se consegue fazer essa distinção?

4. Nas emissões desta semana dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas* para a rádio pública portuguesa, são entrevistadas a professora universitária Teresa Calçada, a nova presidente do Plano Nacional de Leitura de Portugal, e a linguista moçambicana Inês Machungo, coordenadora do Vocabulário Ortográfico Nacional do seu país, já disponível na plataforma do IILP.

* Língua de Todos (sexta-feira, dia 19 de maio, às 13h15, na RDP África, com repetição no sábado, dia 20, depois do noticiário das 09h00) e Páginas de Português (domingo, dia 21 de maio, na Antena 2, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 27, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.