No desafio semana, a professora Carla Marques explora a significação do provérbio ««Quem com porcos anda, farelo come» (apontamento divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 01/06/2025) .
No desafio semana, a professora Carla Marques explora a significação do provérbio ««Quem com porcos anda, farelo come» (apontamento divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 01/06/2025) .
«Durante séculos, a língua portuguesa foi uma imposição. Foi espada, foi cruz, foi silêncio. Hoje, é escolha. Hoje, mais de 290 milhões de pessoas a usam como língua do afeto, da luta, do reencontro. É a língua mais falada do hemisfério sul, a quarta mais falada do mundo e é, cada vez mais, o idioma da esperança.»
No final de mais uma época de futebol em Portugal, a euforia dos campeões e o desgosto dos derrotados levam o discurso jornalístico a ativar palavras e expressões de vários campos lexicais, entre eles, o da espiritualidade. Fala-se por exemplo, do «misticismo do estádio do Jamor», expressão que motiva este apontamento do consultor Carlos Rocha.
«O que mais me impactou [...] foi o seu jeito de ser, sua candura, seu humor refinado – sempre aquele sorriso no rosto» – recorda o gramático Fernando Pestana acerca do seu primeiro encontro com Evanildo Bechara (1928-2025), cuja figura e obra são aqui evocadas. Apontamento que o autor publicou no seu mural de Facebook em 23 de maio de 2025.
Qual a diferença entre as palavras dicionário e glossário? A professora Carla Marques aborda a questão na rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2 (dia 25 de maio de 2025).
Em notícia de 20 de maio de 2025 no Jornal de Notícias, dá-se conta de uma decisão drástica da Câmara Municipal do Porto perante «uma tentativa de quartar o espaço e a liberdade de ação, em prejuízo direto do serviço público às populações». O consultor Carlos Rocha explica porque quartar é erro na sequência citada.
«A Escola deve continuar a mostrar as diferenças entre as variedades do português, que confirmam a riqueza do nosso património linguístico, mas tem a obrigação de promover a capacitação do uso da língua portuguesa formal, cuidada» – sustenta a professora e escritora Ana Albuquerque na sequência de uma ação de formação orientada pelo gramático brasileiro Fernando Pestana, na qual se refeltiu os desafios colocados pela integração de alunos falantes do português do Brasil nas escolas dos ensinos básico e secundário em Portugal. Artigo de opinião publicado no jornal eletrónico Viseu Now, em 21 de maio de 2025, e aqui disponibilizado com a devida autorização.
Apontamento da consultora Inês Gama sobre o plural de arco-íris. Incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 18 de maio de 2025.
«No mundo contamos mais de 7000 línguas e dialectos e a 10000 palavras por língua cerca de 70 milhões de palavras por aprender, 70 milhões de maneiras de ver o mundo, 70 milhões de experiências e origens e outras tantas histórias e eu não peço senão a aprendizagem de uma segunda língua só» – declara o professor João André Costa, diretor de uma escola em Londres, numa crítica ao monolinguismo, propondo uma reflexão acerca das vantagens de falar, pelo menos, uma segunda língua. Apontamento publicado em 11 de maio de 2025 no mural que o autor mantém no Facebook, com o título original "O orgulho de falar uma língua só", que surge aqui adaptado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações