Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
Complemento de nome vs. modificador do nome
«Encontro de cientistas» e «encontro científico»

Nas expressões «encontro de cientistas» e «encontro científico», qual a função sintática dos constituintes que acompanham o nome? Esta questão é abordada pela professora Carla Marques, na sua rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2 (em 02/04/2023).

Sinais exteriores de riqueza vocabular
O que dizem os comentadores de futebol na TV

«Receando que o futebol seja um assunto demasiado corriqueiro — ironiza nesta crónica* o humorista português Ricardo Araújo Pereira —, os comentadores desportivos têm especial cuidado com o que dizem. Por exemplo, é muito raro alguém chutar, no comentário desportivo. Na maior parte das vezes, os jogadores rematam, às vezes até chegam a pontapear o esférico — mas quase nunca chutam. Talvez se considere que um jogo em que se chuta não mereça atenção e comentário. Mas os esféricos pontapeados requerem, evidentemente, análise cuidada.» 

 *in semanário Expresso, com a data de 30 de março de 2023.Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

A norma não caiu do céu
Os critérios de correção linguística

«[J]á parou para pensar de onde vem a norma? Quem a estabeleceu? Quem é o seu legislador ou juiz? Por acaso caiu do céu pronta e acabada, fixa e imutável? Por acaso só começamos a falar e escrever a partir de uma gramática que precedeu a própria comunicação?» – pergunta o revisor de textos e escritor  brasileiro Gabriel Lago nesta reflexão transcrita, com a devida vénia, do mural Língua e Tradição (Facebook, 24 de março de 2023).

Futebolês... sem poesia
"Pontapés" na gramática num vídeo da Betclic Portugal

Para celebrar o Dia Mundial da Poesia (21 de março), a Betclic Portugal lançou um vídeo em que a atriz portuguesa Rita Blanco surge a ler um poema feito com algumas das expressões mais risíveis utilizadas no mundo do futebol. A este propóstito, a consultora do Ciberdúvidas, Inês Gama, aproveita para explicar o porquê de algumas das frases referidas nesse vídeo serem consideradas "pontapés" no bom português.

A linguagem neutra nas escolas brasileiras
Sobre a proibição do género neutro no ensino

O teor do Projeto de Lei 198/2023, que tramita na Câmara dos Deputados do Brasil e procura alterar a Lei de Diretrizes e Bases na Educação para proibir a linguagem neutra nas escolas, está na base da reflexão de David Nogueira Lopes, especialista brasileiro em Direito. 

As aulas de Português, a existência e o significado
Memórias da disciplina de Português

«Encontrei um velho livro de Português no sótão de casa dos meus pais. Português B, especificava a capa feia, decorada em tons de castanho.» Partindo desta frase, Carmen Garcia, colaboradora do jornal Público, enceta uma viagem às memórias da disciplina de português e da literatura que conheceu. Mantém-se a ortografia do texto original.

A expressão «resvés Campo de Ourique»
A sua origem e significado

A origem e significado da expressão «resvés Campo de Ourique» é o tema abordado pela consultora Inês Gama no programa Páginas de Português, da Antena 2.

Não são abusos, são crimes
As palavras como reflexo de mentalidades e de estruturas

«Abusar é utilizar mal, utilizar em excesso, sem colocar em causa a questão da propriedade ou de uma "utilização normal". Ora, em momento algum a violência física, sexual, independentemente do grau de gravidade, contra crianças é "normal", e estas não são propriedade da Igreja. Não se pode abusar de um direito que não se tem.»

Artigo da professora Luísa Semedo, transcrito do jornal português Público do dia 23 de março de 2023,  a propósito da expressão eufemística de «abusos sexuais», sejam os que envolvem sacerdotes ou os relacionados com as violências sexuais contra mulheres. 

A falsa promessa do ChatGPT
Como a Inteligência Artificial codifica uma concepção errónea da linguagem e do conhecimento

«Para ser útil, o ChatGPT deve ter o poder de gerar resultados inovadores; para ser aceitável para a maioria dos seus utilizadores, deve manter-se afastado de conteúdos moralmente censuráveis. Mas os programadores do ChatGPT e outras maravilhas da aprendizagem automática (machine learning) têm tido dificuldades – e continuarão a ter – em alcançar este tipo de equilíbrio.»

Artigo dos linguistas Noam ChomskyIan Roberts e do especialista em inteligência artificial Jeffrey Watumull sobre o ChatGPT, publicado no dia 8 de março de 2023 no New York Times.

Travessões e outros prazeres
A pontuação em português

 «A pontuação é um hábito — e os hábitos podem mudar de cultura para cultura. Não me fiquei pelo inglês. Foi divertido encontrar os pontos de interrogação e de exclamação a fazer o pino no início de muitas frases castelhanas» – recorda o  professor universitário e tradutor Marco Neves no texto em que dá conta do seu interesse pela pontuação desde os seus tempos de infância. 

Texto que, com a devida vénia, se transcreve do blogue Certas Palavras (20/03/2023), mantendo a ortografia original, e que constitui o prólogo do livro Pontuação em Português – Guia Prático para Escrever Melhor, publicado pela Guerra e Paz em 2020 (ver também Montra de Livros).