Quando pretendemos referir uma situação em que os trabalhadores têm permissão excecional para não comparecer ao trabalho, devemos usar a expressão «tolerância de ponto» ou «tolerância de ponte»?
A expressão ajustada para este contexto é «tolerância de ponto». A palavra ponto significa «registo das entradas e saídas do local de trabalho» e surge em expressões como «picar o ponto», que descreve o ato desse mesmo registo. Assim, dia de «tolerância de ponto» é aquele em que não é preciso «picar o ponto».
Já a palavra ponte é usada em construções como «fazer ponte», uma estrutura metafórica usada com o sentido de «faltar a um dia de trabalho entre feriados ou entre um feriado e o fim de semana», que se constrói com base na imagem da ponte para ilustrar a passagem por cima de um ou mais dias de trabalho.
Estas expressões associam-se também a agentes distintos, pois a «tolerância de ponto» é concedida pelo empregador ou pela tutela, ao passo que a decisão de «fazer ponte» é tomada pelo trabalhador.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Tolerância de ponto]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 24 de setembro de 2023.