Um verso da Mensagem de Fernando Pessoa, o vintage da moda e a barbeira que quer chamar-se barbeiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Um verso da Mensagem de Fernando Pessoa, o vintage da moda e a barbeira que quer chamar-se barbeiro
Um verso da Mensagem de Fernando Pessoa, o vintage da moda
e a barbeira que quer chamar-se barbeiro
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 503

1. No regresso do consultório, após a pausa pascal, clarifica-se a classificação de orações que apresentam alguma ambiguidade: o caso de um verso da Mensagem de  Fernando Pessoa, no poema D. Dinis, e a incerteza sobre a classificação de uma oração causal ou consecutiva. Ainda no domínio da sintaxe, duas respostas sobre o complemento do nome: aquiaqui.

2. Noutro âmbito, damos respostas a uma questão pertinente sobre a flexibilidade do uso de diferentes artigos definidos para um mesmo nome e ainda a uma dúvida clássica: a classificação de um que. Finalmente, estará em curso uma evolução semântica do verbo reagir, tão em voga pela influência das redes sociais?

3. Na rubrica Pelourinho, deixamos dois novos apontamentos críticos, da autoria das professoras Maria Eugénia Alves e Arlinda Mártires, respetivamente. «De como o vintage atropelou o vernáculo antigo ou clássico», no primeiro caso; e, no segundo, «a propósito da mulher que diz ser “barbeiro”, porque “barbeira é a mulher do barbeiro”.»

4. Último registo da presente atualização do Ciberdúvidas*: em O Nosso Idioma, fica disponível uma divertida ilustração, da BBC Brasil, com um apanhado de 16 insultos eruditos, pouco conhecidos pelo comum dos falantes da língua portuguesa.

Pelas razões já anteriormente expostas, o Ciberdúvidas passou a assegurar as suas atualizações temáticas apenas uma vez por semana – agora à terça-feira. Entretanto, sempre que a atualidade ou a relevância informativa o justificar, não deixaremos de o assinalar nos Destaques que vão sendo renovados neste período.