Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Um caso de complemento do nome «aproximação»

Na frase «desencadeando antipatia e recusa da aproximação entre os mortais quando o caos aparece no horizonte», qual é a função sintática de «entre os mortais»? Complemento do nome de «aproximação» ou modificador do grupo verbal de «desencadear»? 

Grata pela atenção.

Iolanda Marisa Alexandre Batista Professora Lisboa, Portugal 246

O vocábulo «aproximação» é um nome que rege preposição (entre), necessitando, portanto, de um constituinte a completar-lhe a significação. Além disso, a expressão «entre os mortais», na frase, não pode ser eliminada sem que a frase deixe de fazer sentido, situação que não se verificaria se fosse eliminado um modificador.

Deste modo, conclui-se que a expressão «entre os mortais», neste contexto, desempenha a função sintática de complemento do nome¹ «aproximação». 

 

¹Segundo o Dicionário Terminológico, o complemento do nome é o «Complemento selecionado por um nome. O complemento do nome pode ser um grupo preposicional (oracional ou não oracional) ou, menos frequentemente, um grupo adjetival. Um nome pode selecionar mais de um complemento. Os complementos do nome são sempre de preenchimento opcional.»

Aura Figueira
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Funções sintácticas