Ritmo + complemento do nome - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ritmo + complemento do nome

Agradecia que me esclarecessem relativamente à função sintática dos adjetivos na frase «O livro lê-se a um ritmo veloz e ávido.» O nome ritmo exige, neste contexto, complemento do nome? Parece que sim, uma vez que, se os retirarmos da frase, esta deixa de fazer sentido. Ou haverá outra interpretação?

Muito obrigada, desde já. 

Noémia Santos Professora Coimbra, Portugal 640

     O vocábulo ritmo tem características que permitem que o consideremos um nome dependente (¹), isto é, necessita de uma expressão que lhe complete o sentido:

     *O livro lê-se a um ritmo.

     Assim, na frase em análise, os adjetivos «veloz e ávido» desempenham a função sintática de complemento do nome e não a de modificador restritivo do nome, uma vez que este é opcional.

 *(símbolo de frase não aceitável)

 

(¹)RAPOSO, Eduardo et al. (orgs).Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013. 

Dicionário Terminológico

Aura Figueira
Tema: DT (Dicionário Terminológico) Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Funções sintácticas