Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Reagir = responder?

Tenho ideia de que antigamente a palavra reagir tinha certa conotação de antagonismo – usava-se «reagir a uma ofensa», ou a uma crítica –, ao passo que hoje é quase uma tradução de reply (replicar, responder) e se usa muito mais amplamente. Estou certo?

João Nunes Professor Lisboa, Portugal 660

      A apreciação do consulente é muito interessante e estamos de acordo com ela.

      Vejamos: segundo o Dicionário Infopédia, o verbo reagir tem como sinónimo «opor a uma ação outra contrária; exercer reação», o que está em conformidade com o comentário. Ou até, mais contundentemente, «resistir; opor-se; lutar».

      No entanto, apresenta também a seguinte interpretação: «comportar-se de uma determinada maneira face a (dado facto ou acontecimento)», o que confere um conceito mais abrangente ao verbo. Neste pressuposto, enquadra-se facilmente na amplitude do uso atual, que vem praticamente colado ao verbo responder, como refere.¹

      Interpretamos que o uso banalizado do verbo poderá estar diretamente ligado à influência das redes sociais, nomeadamente o Facebook, que trouxe o verbo para um uso renovado, quiçá refrescante, no quotidiano, fazendo com que os sentimentos/opiniões/atitudes sobre os comentários nas redes sejam transformados em "reações". Há uma associação clara a uma ideia mais flexível do termo.

      Nessa perspectiva, poderemos estar perante um caso de evolução semântica em curso. 

 

¹ Veja-se que, no Dicionário da AcademiaVerbo, abril de 2001, reagir tem sobretudo a ideia inerente do confronto:

1. «agir, um corpo, devido à ação de outro; agir por reação».

2. «manifestar determinada atitude ou comportamento, devido a determinado facto ou evento. Ele reage mal às críticas. +bem, brutalmente, ferozmente, violentamente.

3. exercer oposição contra alguma coisa = lutar, resistir. A oposição reagiu energicamente contra as últimas decisões governamentais.»

Maria Eugénia Alves
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Semântica