Muitas palavras surgem não se sabe donde, como os fantasmas das chamadas lendas urbanas. A palavra piroso e a expressão «ser pires» aparecem do mesmo modo, do nada, explicadas por uma historieta que fala de um sr. Pires que, em Lisboa, venderia peças de vestuário à revelia da moda e do bom gosto. No consultório, uma resposta foca precisamente a origem de piroso, que refere uma categoria estética a que o português associa outros qualificativos, tais como foleiro, fatela, pimba ou, no Brasil, cafona – para além do empréstimo alemão kitsch –, cada qual com os seus matizes semânticos. Outros temas discutidos nesta atualização: o significado de chulipa, acionariado e «cinco réis de gente»; o uso de decadente à inglesa; e a relação entre hídrico e hidráulico.
O escritor português Mário de Carvalho é o entrevistado do programa Língua de Todos, a propósito do seu mais recente livro à volta da escrita criativa, Quem disser o contrário é porque tem razão (sexta-feira, 23 de janeiro, às 13h30*, na RDP África, com repetição em 24/01, às 9h10*). Já o programa Páginas de Português (domingo, 25/01, às 17h00, na Antena 2) tem como tema principal um estudo universitário recentemente publicado que conclui que a «influência de uma língua se mede pela capacidade de ligar línguas distantes (nem o número de falantes, nem a riqueza económica são o que mais condiciona a influência de uma dada língua a nível global)». Dele falará um dos seus autores, o professor Bruno Gonçalves, da Universidade Aix-Marseille.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando também disponível via Internet, nos endereços de ambos os programas.
A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos apoiam o ensino e a aprendizagem do português (língua materna e não materna), com a produção de material didático de acesso gratuito e com a organização de cursos individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação no Facebook e na rubrica Ensino.
Dirigimos o apelo SOS Ciberdúvidas a quantos procuram este serviço – de características únicas no espaço da lusofonia – para saber mais e refletir sobre a língua portuguesa, em toda a sua diversidade. Desde já, agradecemos os contributos que nos forem enviados (para fazer o seu donativo, siga as instruções aqui).