
Decorrerá, entre 10 e 12 de julho de 2012, no King’s College London, Londres, Reino Unido, a 4.ª Conferência de Linguística Cognitiva. Está aberto o prazo para submissão de resumos.
A linguística cognitiva é uma área da linguística que considera a língua natural como uma enformação de conceitos e espaços mentais e a faculdade da linguagem como inseparável das restantes funções da cognição.
O projeto Study in Portugal, apresentado recentemente em Lisboa, tem como missão a projeção do ensino português nos EUA e resulta da visão partilhada por cinco instituições portuguesas. É uma iniciativa da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), que se repercutirá na promoção efetiva da língua portuguesa.
Estão abertas pré-candidaturas para o preenchimento de vagas de anotador(a) linguístico(a) na Universidade de Lisboa. O candidato deve ser graduado ou pós-graduado em Linguística, Ciências da Linguagem, Estudos Clássicos, ou áreas afins.
Os candidatos a selecionar desempenharão funções na anotação linguística de textos em língua portuguesa no âmbito do projecto internacional METANET4U.
A propósito de uma notícia recente sobre a companhia aérea australiana, a dúvida instalou-se no audiovisual relativamente à pronúncia de Qantas. Um texto esclarecedor de Carlos Rocha analisa as particularidades da dicção de tal nome de origem estrangeira.