Língua portuguesa fora do regime europeu de patentes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Aberturas Abertura
Língua portuguesa fora do regime europeu de patentes
Língua portuguesa fora do regime europeu de patentes
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 877

RibeiroeCastro1. Sabia-se que a língua portuguesa se arriscava a ficar excluída da validação do registo europeu de patentes, devido à aplicação do Acordo de Londres. Pois bem, a ameaça acaba de ser concretizada, conforme denuncia o deputado português José Ribeiro e Castro (na foto), que, condenando o processo de aprovação do referido acordo, não poupa críticas ao papel do Governo de Portugal e dos órgãos político-legislativos da União Europeia, em dois artigos de imprensa divulgados na rubrica Lusofonias.

2. «Embora já aconteceu…», ou «embora já tenha acontecido…»? A segunda sequência é que está correcta, visto as orações concessivas introduzidas pela conjunção embora terem o verbo no modo conjuntivo — recorda Pedro Mateus, no Pelourinho.

3. O consultório de dúvidas ainda se encontra inactivo, mas, para outros assuntos, continua disponível o nosso endereço electrónico. Entretanto, daremos conta, aqui e no Facebook, da colocação em linha de novos textos nas rubricas O Nosso Idioma, Pelourinho, Montra de Livros, Antologia, entre outras.