1. Depois do aparecimento de Ciberdúvidas Responde, em 19/09/2024, surge agora o projeto Ciberdúvidas Vai às Escolas, iniciativa e realização da equipa do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Como se explica nas Notícias, no âmbito da intenção do alargamento da ação do Ciberdúvidas nas redes sociais, trata-se de o levar às escolas onde se ensina a língua portuguesa, em Portugal e no mundo. De forma presencial ou à distância, um consultor do Ciberdúvidas esclarece, ao vivo e em direto, dúvidas dos alunos relacionadas com questões de gramática. As sessões são gravadas em formato vídeo e divulgadas posteriormente nas redes sociais do Ciberdúvidas, dando a conhecer a resposta a cada uma das dúvidas apresentadas, de modo a outros alunos e professores acederem aos conhecimentos envolvidos. As escolas interessadas em participar neste projeto, recebendo o Ciberdúvidas presencialmente ou à distância, poderão contactar os responsáveis pelo projeto por correio eletrónico: ciberduvidas@iscte-iul.pt
* Com colaboração do Laboratório de Competências Transversais do Iscte-IUL. Na imagem, fotograma do vídeo n.º 1 deste projeto do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa (mais vídeos no canal Youtube).
2. A propósito de gramática e práticas didático-pedagógicas, na Montra de Livros apresenta-se Reflexões sobre Lingua(gem) em Contextos de Ensino é uma compilação de textos e artigos científicos, organizada por Wagner Rodrigues Silva e publicada pela editora da Universidade Federal do Tocantis (EDUFT).
3. Quem poderia imaginar que o verbo empolgar e o nome polegar partilham o mesmo radical de origem latina? Em O Nosso Idioma, a consultora Sara Mourato explica como.
4. No Consultório, discute-se uma ideia ainda popular: qual é a cidade ou a região onde melhor se fala? Será Coimbra? E que sentido têm estas perguntas? Outras questões sobre norma e variação são abordadas na atualização deste dia: o regionalismo foxe e as oscilações entre «São Hugo» e «Santo Hugo» e entre «giraldinha» e «giraldina». Completam o conjunto dúvidas sobre sintaxe: a função frásica de sexualmente; a realização pronominal do complemento indireto; o uso de preposições com «ter tempo»; e um modificador associado ao verbo arrancar.
5. Regista-se com pesar o falecimento do jornalista angolano Rui Ramos em 09//10/2024. Nas Notícias, o jornalista José Mário Costa, cofundador do Ciberdúvidas, dá conta do percurso político e profissional de Rui Ramos, que colaborou também nestas páginas, como consultor de temas da língua portuguesa em Angola.
Refira-se também o falecimento da linguista Gabriela Vitorino. Investigadora principal do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, era responsável pelo Atlas Linguístico do Litoral Português e do Mapa Dialectal Sonoro de Portugal. Mais informação aqui.
6. Eventos relacionados com temas da língua portuguesa:
– O lançamento do novo livro do tradutor e divulgador de temas linguísticos Marco Neves: Queria? Já Não Quer? Mitos e Disparates da Língua Portuguesa, editado pela Guerra e Paz (pormenores aqui).
– Em 21/10/2024, a sessão "Leitura e viagens", uma conversa com a escritora e professora Dora Gago promovida pelo Instituto Português do Oriente na Biblioteca Camilo Pessanha, em Macau (mais informação aqui).
7. Quanto aos temas de três dos programas que a rádio pública de Portugal dedica à língua portuguesa:
– Em Língua de Todos, difundido na RDP África, na sexta-feira, 11/12/2024 às 13h20* (repetido no dia seguinte, c. 09h05*), entrevista-se Cristine Gorski Severo, Ezra Alberto Chambal Nhampoca e Ezequiel Pedro José Bernardo sobre a obra que organizaram, Políticas Linguísticas Educacionais em Contextos Africanos, na qual se analisam os contextos educacionais africanos, principalmente os de Angola e Moçambique.
– Em Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 13/10/2024, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 19/10/2024, às 15h30*), conversa-se com Maria Teresa Nóbrega Duarte Soares, professora da Rede de Ensino do Português no Estrangeiro (EPE) na Alemanha do IC/ Camões, sobre um inquérito – «O Português para mim é.…» – a cerca de 700 alunos, entre os 7 e 16 anos, que frequentam os cursos de Língua e Cultura Portuguesas na Alemanha, Suíça e Luxemburgo. Ainda o apontamento gramatical de Carla Marques.
– Igualmente na Antena 2, mencione-se ainda Palavras Cruzadas, programa realizado por Dalila Carvalho, de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*.
* Hora oficial de Portugal continental.