Primeira-ministra - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Primeira-ministra

Parabéns por esta iniciativa. Vai ser muito útil para quem vive no estrangeiro e está ligado ao ensino e ao jornalismo, como é o meu caso.

Aqui vai a pergunta: Como deve dizer-se de uma mulher primeiro-ministro? É primeira-ministra? E na medicina, pode usar-se o termo doutor para designar uma mulher com o curso de medicina?

António Oliveira Portugal 7K

Primeira-ministra e doutora/drª, como se regista no Glossário. Nas Respostas Anteriores veja também, por favor, o que o dr. José Neves Henriques diz do caso presidente/presidenta e a tendência natural (e fortíssima) da Língua Portuguesa em contrapor o género feminino ao género masculino. Uma particularidade atenuada, por exemplo, na Língua Francesa.

José Mário Costa
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia