DÚVIDAS

Consoantes mudas afectadas pelo novo Acordo

Tenho acompanhado aquilo que tem sido dito sobre o Acordo Ortográfico em vários lugares, entre eles este site, que tem se mostrado bastante interessante também no tratamento de outras questões.

Gostaria de saber, por curiosidade, que palavras escritas com consoantes mudas vão ter sua grafia alterada em Portugal com a entrada em vigor do Acordo.

Grato.

Resposta

Para aceder a uma listagem das palavras com consoantes mudas afectadas pelo novo Acordo, sugiro que consulte o Vocabulário em Mudança (no Portal da Língua Portuguesa — ILTEC) e, à vez, introduza as sequências -ct-; -cc-; --;-pt-;-pc-;-- (para reiniciar pesquisa, faça retorno).

Aí encontra, para cada entrada:

(i) a grafia antiga em português europeu
(ii) a grafia antiga em português do Brasil
(iii) a nova grafia
(iv) comentários sobre o que se recomenda para o português europeu, sobre o efeito prático da aplicação do Acordo, etc.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa