Intercetar e interceptar - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Intercetar e interceptar

Tento seguir o acordo ortográfico o melhor que posso, mas parece que as mudanças acontecem mais rapidamente do que eu consigo aprendê-lo. Li hoje no Correio da Manhã a palavra "intercetar"; eu ainda utilizo a palavra "interceptar". Qual é a forma correta? É opcional utilizar qualquer uma das formas? Segundo me apercebi, o Correio da Manhã só utiliza a palavra "intercetar".

Francisco Pires Estudante Jyväskylä, Finlândia 2K

O verbo intercetar foi uma das palavras afetadas pelo novo Acordo Ortográfico (AO); ou seja, tendo em conta a antiga forma usada em Portugal, "interceptar", a letra p  é suprimida, por não ter correspondência na pronúncia da generalidade dos falantes portugueses. Apesar de existirem termos que ficaram, no novo AO, com dupla grafia, em consequência de poderem as consoantes ser ou não pronunciadas (p.e. caráter/carácter), o mesmo não se aplica à palavra em apreço.

Note-se ainda que há palavras cuja consoante p, seguida de outra consoante (c ou p), não foi suprimida por não ser, efetivamente, muda, como é o caso de helicóptero.

Sara Mourato
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Escrito/Oral