Transecto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Transecto

Gostaria de saber se a palavra "transecto" (antigo A.O.) perde o "c" e passa a transeto.

Obrigada

Ana Lopes Estudante Oliveira de Azeméis, Portugal 2K

Transecto deve ser o termo utilizado.

Trata-se de uma palavra de âmbito especializado que significa «linha ou secção através de uma faixa de terreno, ao longo da qual são registadas e contabilizadas as ocorrências do fenómeno que está a ser estudado» (dicionário da Porto Editora, na Infopédia). Tem também de se ter em conta que é um termo técnico oriundo do inglês (transect) com base latina.

Considerando que palavras como sector, sectorial passaram a ter uma dupla grafia (setor, setorial), após o Acordo Ortográfico de 1990 (AO), teoricamente, poder-se-ia dizer e escrever transecto ou transeto. Contudo, a supressão da chamadas consoantes mudas conforme o AO (Base IV) está assente sobretudo em critérios fonéticos, o que significa que a supressão do c de transecto está dependente da realização linguística, e não do que o próprio AO determina ou prevê. Nesta perspetiva, como uma pesquisa pelos dicionários, vocabulários ortográficos ou textos da especialidade não faculta registos da forma transeto, julga-se pertinente manter a grafia transecto, com escrita e prolação do c.

Filipe Carvalho
Tema: Acordo Ortográfico Classe de Palavras: substantivo