Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Montra de Livros
Português Revisitado
Porto, naçom de falares
(2.ª edição)
O que quer dizer, no linguajar mais típico do Porto – e, em particular, da sua gíria mais maliciosa –, «o Benfica joga em casa»? E «boa como milho»? E quando se diz a alguém que tem «olhos de goraz», o que se quer dizer dele? E «meter os baios», o que é? E «dar uma coça de língua»? E que personagem era um tal Basílio de Sousa Noites? E quem era a D. Cármen das Alma? E quem sabia que o tão celebrado Palácio de Cristal, da Invicta, afinal, não existe... desde 1865?
Gramática Derivacional do Português
Trata-se de uma obra marcante para o estudo da estrutura e da formação de palavras em português, conforme observou Ana Maria Brito, linguista e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em recensão que em 2014 lhe dedicou (Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Vol. 9, 2014, págs. 167- 17).
Pronunciação de Verbos Portugueses
Guia prático
Os verbos constituem uma área de dificuldade para aprende português como língua estrangeira, o que somado às características fonéticas da variedade falada em Portugal pode significar uma tarefa árdua. Este guia tem a vantagem de pôr ao alcance dos estudantes os registos sonoros das diferentes formas que constituem a flexão de um conjunto de verbos, permitindo-lhes perceber as alterações vocálicas (elevação e recuo das vogais átonas) que a deslocação do acento tónico determina ao longo de cada paradigma.
Peregrinação
