Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Montra de Livros
Português Revisitado
Dúvidas e Erros Frequentes
A autora Isabel Casanova, na sua obra Português Revisitado, vem lançar um novo olhar sobre a redundância de erros que se cometem na atualização do código linguístico português, assim como algumas dúvidas mais frequentes que se põem aquando da construção oral e escrita de enunciados. Defensora do Acordo Ortográfico de 1990 (AO), reitera, no Prefácio, que motivações políticas e linguísticas levaram a um acordo assente em base tendencialmente fonética. Alerta para o facto de muitos daqueles que o criticam «evidenciam o desconhecimento do acordo e a razão de ser das soluções». Num estilo próprio, faz uso de um discurso cristalino e inteligível para a maior parte dos leitores. (...)
Porto, naçom de falares
(2.ª edição)
O que quer dizer, no linguajar mais típico do Porto – e, em particular, da sua gíria mais maliciosa –, «o Benfica joga em casa»? E «boa como milho»? E quando se diz a alguém que tem «olhos de goraz», o que se quer dizer dele? E «meter os baios», o que é? E «dar uma coça de língua»? E que personagem era um tal Basílio de Sousa Noites? E quem era a D. Cármen das Alma? E quem sabia que o tão celebrado Palácio de Cristal, da Invicta, afinal, não existe... desde 1865?
Gramática Derivacional do Português
Trata-se de uma obra marcante para o estudo da estrutura e da formação de palavras em português, conforme observou Ana Maria Brito, linguista e professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em recensão que em 2014 lhe dedicou (Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, Vol. 9, 2014, págs. 167- 17).
Pronunciação de Verbos Portugueses
