Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Paulo Feytor Pinto
Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2009 702

Da autoria de Paulo Feytor Pinto conjuntamente com a Associação dos Professores de Português, a cuja Direção presidiu de 2001 a 2003, esta obra resume o essencial das regras que entraram em vigor em Portugal com o Acordo Ortográfico da língua portuguesa de 1990.

Primeiramente, são-nos apresentadas as regras ora em vigor de forma resumida e graficamente apelativa, com especial importância ao sistema ortográfico português. Segue-se depois o Texto Integral do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (Anexo I da Resolução da Assembleia da República n.º 26/91, de 23 de agosto e retificação n.º 19/91, de 7 de novembro). E, por fim, a Nota Explicativa do Acordo Ortográfico (Anexo II Resolução da Assembleia da República n.º 26/91, de 23 de agosto e ratificação n.º 19/91, de 7 de novembro) capítulo precioso dada a raridade da sua acessibilidade noutros registos.

Lado menos feliz desta edição da Imprensa Nacional – Casa da Moeda é o descuido na grafia dos nomes dos meses, que passaram a ser em minúscula inicial precisamente com o Acordo Ortográfico, assim como no incumprimento da obrigatoriedade do ponto abreviativo nos numerais. 

 

Sara Mourato