Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Montra de Livros
Mundo do Português e o Português no Mundo afora: especificidades, implicações e ações
O Mundo do Português e o Português no Mundo afora: Especificidades, Implicações e Ações (Pontes Editores, Campinas, SP), com a organização dos linguistas Maria Luísa Ortiz Alvarez e Luís Gonçalves, é uma abordagem de sete especialistas em outros tantos sete domínios da lingua.
Entre esses sete contributos, conta-se o de anterior diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Gilvan Müller de Oliveira, com o trabalho "O sistema de normas e a evolução demolinguística da língua portuguesa", disponível na íntegra aqui.
Novo Atlas da Língua Portuguesa
Novo Atlas da Língua Portuguesa (na imagem), da autoria dos professores do ISCTE, Luís Antero Reto, Fernando Luís Machado e José Paulo Esperança*, encontra-se dividido em 10 capítulos, com informação atualizada sobre, entre outras áreas, o número de falantes atuais de português, a sua projeção até 2100 e sobre o ensino de português no mundo, com particular relevância dos casos dos Estados Unidos e da China – países considerados de «importância estratégica» na Introdução da obra, que a seguir se transcreve. Com edição em português e em inglês, inclui ainda um prefácio do sociólogo Augusto Santos Silva (à data de publicação, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal).
* Dos mesmos autores – conjuntamente com Moahamed Azzim Gulamhussen e António Firmino da Costa –, foi anteriormente publicado o estudo Potencial Económico da Língua Portuguesa (disponível em formato PDF, aqui).
História Sociopolítica da Língua Portuguesa
Nos estudos do português ou de outra língua qualquer, há duas perspetivas fundamentais: a interna, que descreve o funcionamento e a evolução das estruturas de palavras, frases e textos; e a externa, que relaciona o devir linguístico com as configurações e as mutações do contexto social, cultural e político. É deste segundo ponto de vista que Carlos Alberto Faraco, professor titular (aposentado) de língua portuguesa da Universidade Federal do Paraná e coordenador da Comissão Nacional Brasileira do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, elabora a História Sociopolítica da Língua Portuguesa. (...)
