Isabel Casanova e Rita Faria dão o seu contributo para o ensino da língua portuguesa não materna através do manual Português para o Mundo, manual do aluno, Português para o Mundo, dirigido para o professor, e Português para o Mundo, Caderno de Atividades Gramaticais (estes dois últimos só da autoria de Isabel Casanova). Exploram os níveis B1/B2 de acordo com o quadro europeu comum de referência para as línguas. A Plátano Editora é a entidade que faz a edição.
O manual do aluno possui dez unidades e como temáticas tem a apresentação e o convívio, conhecer Portugal e o português, comer e beber, artes e cultura, dinheiro, finanças e negócios, a família, os meios de comunicação social, empregos e carreiras, publicidade e saúde. No final de cada unidade, faz-se uma revisão final e um autoteste para solidificar conhecimentos.
O livro do professor está dividido em nove unidades cujos objetivos são a prática das formas de apresentação e tratamento; as formas linguísticas de convívio; a troca de impressões sobre a ocupação dos tempos livres; dar a conhecer a importância de Portugal e do português no mundo; aprender a distinguir as variantes portuguesa e brasileira; adquirir conhecimentos básicos sobre a história de Portugal; conhecer o vocabulário associado à alimentação; praticar formas linguísticas usadas para se tomar uma refeição num estabelecimento público; conhecer a tradição alimentar portuguesa; conhecer e praticar vocabulário associado às artes e cultura; praticar formas linguísticas ligadas ao debate de ideias; conhecer alguns exemplos de tradição cultural portuguesa; saber falar sobre arte museus, cinema, filmes e cineastas, música, cantores, etc.; conhecer e praticar vocabulário associado ao dinheiro e às finanças; debater ideias sobre questões de economia, sobretudo nas questões que se ligam à Zona Euro; trocar ideias sobre a importância da família na sociedade; conversar sobre o modelo de sociedade atual; dar a conhecer o vocabulário associado à família; conhecer e praticar o vocabulário associado à comunicação (TIC); debater ideias sobre a comunicação social e a liberdade de imprensa; sobre as redes sociais; praticar vocabulário associado a empregos e profissões; trocar impressões sobre ideais que diferentes profissões possam despertar em nós; praticar as formas linguísticas marcadoras de intenção e futuro real; saber falar de publicidade; conhecer vocabulário associado a publicidade; e debater normas publicitárias, exprimindo a sua opinião.
Pretende-se que todos estes objetivos sejam atingidos através de estratégias que passam por conteúdos bem delineados e distribuídos pelas diferentes unidades, com textos, exercícios e ilustrações adequados aos propósitos no manual do aluno. No livro do professor, surgem todas as soluções registadas.
O Caderno de Atividades Gramaticais do Português para o Mundo, de Isabel Casanova, traz-nos um leque variado de temas, a começar pela revisão de nomes e adjetivos, pronomes pessoais, reflexos, recíprocos, relativos, determinantes e pronomes demonstrativos, possessivos, indefinidos, a partícula apassivante se, os verbos, os valores verbais, as preposições, conjunções e locuções, o discurso direto e indireto e verbos portugueses conjugados. Tudo isto num enquadramento lógico, com exercícios bem distribuídos e de fácil operacionalização.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações