Verdadeiros por vezes e mentirosos outras, contraditórios entre si ou desconcertantes como enigmas, frequentemente retrógrados, mas, noutras ocasiões, surpreendentemente atuais, assim são os provérbios, que também fazem parte da herança que estimula as competências cognitivas e linguísticas dos mais jovens. Este pequeno livro, na sua simplicidade, leva as crianças a reconhecer princípios de coerência discursiva e a desenvolver estruturas de coesão frásica no confronto com estes enunciados tradicionais, apresentando-os como frases incompletas em cada página; o rodapé supre as palavras em falta, mas pais ou professores podem bem ocultar as soluções e deixar que a imaginação infantil discorra.
Sobre a vida e a obra de António Mota (Baião, 1957), leia-se a página que lhe é dedicada no blogue Netescrt@ e assista-se à participação do escritor como convidado na rubrica Companhia do Livros do Jornal de Notícias Live em 25/05/2015.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações