O Livro dos Provérbios 1 - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O Livro dos Provérbios 1
Obras de António Mota
António Mota
Edições ASA, 2015 3K   

Verdadeiros por vezes e mentirosos outras, contraditórios entre si ou desconcertantes como enigmas, frequentemente retrógrados, mas, noutras ocasiões, surpreendentemente atuais, assim são os provérbios, que também fazem parte da herança que estimula as competências cognitivas e linguísticas dos mais jovens. Este pequeno livro, na sua simplicidade, leva as crianças a reconhecer princípios de coerência discursiva e a desenvolver estruturas de coesão frásica no confronto com estes enunciados tradicionais, apresentando-os como frases incompletas em cada página; o rodapé supre as palavras em falta, mas pais ou professores podem bem ocultar as soluções e deixar que a imaginação infantil discorra.

Sobre a vida e a obra de António Mota (Baião, 1957), leia-se a página que lhe é dedicada no blogue Netescrt@ e assista-se à participação do escritor como convidado na rubrica Companhia do Livros do Jornal de Notícias Live em 25/05/2015.

C. R.