Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
À volta da querela ortográfica luso-brasileira anterior ao AO-90
Por Cândido de Figueiredo

A proposta de reforma ortográfica apresentada por José Medeiros e Albuquerque e outros académicos à Academia Brasileira motivou esta publicação de Cândido de Figueiredo, onde o filólogo traça o percurso histórico deste texto e toma posição em relação a diversas questões e críticas que levantou. 

Português como Língua de Herança
Por Camila Lira e Juliana Azevedo-Gomes

Na área do ensino de língua portuguesa, é muito discutido o conceito da área de Português como Língua de Herança (POLH), isto é, como língua usada por filhos ou netos de emigrantes e que a adquiriram em simultâneo da língua do país de acolhimento. A obra O POLH na Europa – Português como Língua de Herança (volume I e volume II) reúne um conjunto de estudos que contribuem para este debate.

Por Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco e José Pedro Paiva (eds.)

Uma obra sobre aspetos da história de Portugal que refletem o impacto de situações e movimentos à escala mundial, num percurso histórico que também tem dimensão linguística. Trata-se de um livro organizado por Carlos FiolhaisJosé Eduardo Franco e José Pedro Paiva, que coordenaram uma equipa de 87 autores.

Estudo conjetural de locuções, ditados e provérbios (3.ª edição)
Por João Ribeiro

João Ribeiro publicou em 1908 a obra Frases Feitas, que reunia mais de 800 expressões português, que o autor estudou. Em 2009, a Academia Brasileira de Letras reeditou a obra. 

Da Eneida a Vergílio em 50 Lições
Por Frederico Lourenço

Um manual do classicista português Frederico Lourenço que surge em articulação com outro deste mesmo autor, publicado em 2019 – Nova Gramática do Latim. Sob a chancela da Quetzal Editora

Homenagem a Evanildo Bechara 90 anos
Por Denise Salim Santos, Flávio de Aguiar Barbosa (coord.) e Sheila Hue (org.)

Um livro de homenagem ao gramático brasileiro Evanildo Bechara (Recife, 1928), constituído por 17 estudos e quatro textos de intenção e teor mais pessoais. Trata-se de um documento eletrónico organizado por Denise Salim SantosFlávio de Aguiar Barbosa e Sheila Hue, com a chancela da Editora Nau, do Rio de Janeiro.

Por Lamberto Maffei

Elogio da Palavra é mais recente livro o médico e cientista italiano Lamberto Maffei. Com a chancela das Edições 70, é o seu terceiro ensaio publicado em Portugal com a palavra elogio no título.  

Por António M. Feijó, João R. Figueiredo e Miguel Tamen (eds.)

«Neste livro encontrará muitas opiniões discordantes sobre muitos autores portugueses; muitas escolhas, muitas ideias, e muitos tons diferentes. Não é um dicionário ou um guia neutro para a história da literatura portuguesa: é um livro de crítica literária para nos fazer pensar sobre a literatura portuguesa.»

 

Coordenação:  António M. FeijóJoão R. Figueiredo e Miguel Tamen

Por Lurdes Breda e Tânia Clímaco

Cem Papas na Língua, escrito pela professora  Lurdes Breda e ilustrado por Tânia Clímaco, com prefácio do escritor  Afonso Reis Cabral,  foi editado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, com o apoio do  Instituto Camões em Moçambique, no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa (dia 5 de maio 2020).

Das Origens aos Nossos Dias
Por José Carlos Seabra Pereira

Uma obra densa, que, passando em revista a produção literária portuguesa que vai até ao século XIX, se centra detidamente no século XX para abordar a dualidade que o Modernismo introduziu na dinâmica da expressão literária e depois evoluir no sentido da afirmação literária polifacética que o fim do poder colonial de Portugal motivou.