Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Sobre as Origens do Português
Por Fernando Venâncio

Um livro que, no estilo vivo e polémico do seu autor, o linguista, escritor e tradutor português Fernando Venâncio, vem reforçar uma perspetiva sobre as origens da língua portuguesa que há anos ganha maior afirmação: a de que o português está longe de ser a consequência linguística direta da criação do reino de Portugal no século XII. Uma visão que se funda nas palavras e no seu passado, é sublinhado nas páginas desta obra: «Este é […] um livro sobre palavras, sobre a história delas e sobre estruturas que elas escondem. É também um livro de divulgação de conhecimentos.» (p. 17).

Número temático sobre Avaliar Aprendizagens Gramaticais na Escola
Por APL

Associação Portuguesa da Linguística lançou a sua primeira revista temática, subordinada ao tema da avaliação de aprendizagens gramaticais. Esta publicação reúne textos de um conjunto de autores que abordam diferentes questões do ensino, aprendizagem e avaliação de âmbito gramatical, em sentido lato. 

Por António Borges Coelho

Ruas e Gentes na Lisboa Quinhentista, da autoria do historiador António Borges Coelho, é uma descrição preciosa da cidade de Lisboa do século XVI, através da toponímia e das suas gentes.

Um Mundo de Oportunidades para os Países Lusófonos
Por Mônica Grayley

 A Língua Portuguesa como Ativo Político é um livro da linguista brasileira Mônica Villela Grayley, que tem desenvolvido atividade e investigação na área do português no contexto das relações internacionais. Resulta da tese de doutoramento que a autora defendeu pela Universidade Aberta em 2014. 

Comité Olímpico de Portugal

Trata-se de  um guia orientador da linguagem utilizada nas várias plataformas do organismo tutelar do olimpismo em Portugal; servindo, simultaneamente,  para consulta externa de um aprofundado Glossário de Termos Olímpicos, de uma lista completa das modalidades olímpicas e da grafia dos respetivos resultados e marcas.

Níveis A1 e A2
Por Teresa S. Ferreira, Inês Cardoso e Sílvia Melo-Pfeifer

Gramática de Português Língua Não Materna Níveis A1 e A2 é um instrumento de trabalho para todos aqueles que não têm o português como língua materna. Elaborada de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), esta obra aborda os conteúdos linguísticos previstos nos níveis de proficiência em causa e, para o efeito, fá-lo através de explicações e de exercícios de sedimentação de conhecimentos, que têm uma proposta de solução nas últimas páginas da gramática. 

Recomendações práticas com 80 exercícios de apoio
Por Margarida Fonseca Santos

Escrita em dia, editada pelo Clube do Autor, visa  «desbloquear e conduzir»  quem se proponha escrever pelos mais variados motivos. Para o efeito, a autora divide as suas recomendações  práticas em 40 semanas, pelas quais reparte exercícios que ajudam a ultrapassar as dificuldades de quem queira escrever bem e com facilidade – seja para si próprio, num blogue ou para um registo mais  literário.

conteúdos, estratégias e materiais
Por Antónia Coutinho e Noémia Jorge (eds.)

Uma publicação destinada ao tratamento teórico e prático de diferentes géneros textuais numa perspetiva de transposição didática ajustada ao ensino básico e secundário.

Dicas úteis para uma comunicação clara, empática e emocionalmente inteligente
Por Sandra Duarte Tavares

Da autoria da professoa Sandra Duarte Tavares, Comunicar com sucesso (edição da Oficina do Livro) condensa um conjunto de sugestões para que os leitores possam aperfeiçoar as suas competências comunicativas no âmbito da oralidade e da escrita.  Inclui, também, uma lista dos erros mais comuns, dicas para comunicar com assertividade, com vista aos objetivos a alcançar, e ainda técnicas e ferramentas para aperfeiçoar as competências linguísticas. 

E outras respostas disparatadas em aulas e testes de Português
Por Lúcia Vaz Pedro

Livro que reúne, de forma lúdica, alguns do erros, muitos deles bem hilariantes,  fruto da experiência de 25 anos de ensino do Português  da  professora Lúcia Vaz Pedro – daqui partindo para um saboroso compêndio destinado também aos pais dos alunos ainda não conquistados para a leitura e para o gosto pelo bom uso da nossa língua.