Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Estudos para a Compreensão do Relacionamento Cultural Galego-Português
Por Carlos Pazos-Justo, María Jesús Botana Vilar, Gabriel André

«Galiza e(m) nós. Estudos para a compreensão do relacionamento cultural galego-português pretende dar espaço e visibilidade a autores/as e textos da Academia portuguesa que se debruçaram sobre diferentes aspetos da Galiza.»

Um lançamento conjunto das Edições Húmus e do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho

Por Fernando Venâncio

O livro O Português à Descoberta do Brasileiro de Fernando Venâncio é um documento claro e incontornável relativo à história recente da língua portuguesa em território português, com enfoque a partir de 1977, data do início da primeira telenovela brasileira divulgada em Portugal.

Português Língua de Herança e Português Língua Estrangeira
Por Coordenação do ensino do PT no RU e Ilhas do Canal, Camões

Materiais Didáticos Português – Língua de Herança e Português Língua Estrangeira é uma compilação que tem os seguintes objetivos: «Propomos alguns materiais didáticos para estudo autónomo, com o apoio dos pais, ou em sala de aula. Trata-se de sugestões de atividades que poderão contribuir para uma partilha de práticas sobre aspetos essenciais do ensino da língua.» (p.4)

Por Vanda Magarreiro, Dália Conceição e Regina Caçador

Português Ativo – Para o Mundo Profissional é um manual destinado a estudantes de português como língua não materna (PLNM) para fins práticos. Elaborado de acordo com as orientações presentes no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para os níveis A1 e A2, tem como objetivo o auxílio na obtenção de «conhecimentos linguísticos passíveis de serem utilizados em múltiplos contextos comunicacionais e culturais». 

Janelas da transformação de um espaço rural
Por José Teixeira

A obra Falar(es) Bracarense(s). Janelas da transformação de um espaço rural, de José Teixeira (Edições Húmus, 2021)  assenta numa abordagem inovadora: a introdução de pesquisa linguística em espaço urbano, desenvolvida na cidade de Braga, com o objetivo de preservar a memórias de falares bracarenses num contexto em que a «geração mais jovem que vive no espaço bracarense, num espaço globalizado, cosmopolita, com ligações físicas, de deslocação e transporte, de contacto eletrónico instantâneo com todo o globo, talvez nem suspeite de como se coabitava o mesmo espaço, em meados do século XX, por pessoas que ainda conservam as memórias dessa época.» (p. 239)

100 exercícios com explicação
Por Diana Oliveira, Sofia Rende

Verbos no Passado – 100 exercícios com explicaçãoda autoria de Diana Oliveira e Sofia Rente e editado pela editora Lidel, é um livro que tem por objetivo facilitar a aprendizagem dos tempos verbais do passado do modo indicativo. Para o efeito, além de mostrar como se formam e quando se usam, individualmente, cada um dos tempos verbais, põe ainda em confronto os pares de tempos verbais no passado que podem levantar questões, apresentando estratégias que facilitem a distinção, e promove a avaliação dos conhecimentos adquiridos através de exercícios de sedimentação de conhecimentos divididos em três níveis: fácil, médio e difícil. 

Por Margarita Correia

O número 4 da revista Palavras – Revista em Linha da Associação de Professores de Português foi editado por Margarita Correia e é dedicado ao ensino de Português como língua pluricêntrica. 

Peculiaridades Linguísticas e a Diversidade no Ensino
Por Alexandre Timbane, Daniel Peres Sassuco, Márcio Undolo

«A Língua Portuguesa (LP) chegou em Angola por meio do processo da colonização no século XV. A colonização foi acompanhada da implementação da política linguística que obrigava o ensino e uso do português, segundo o Decreto-Lei nº 39.666, de 20 de maio de 1954, do Estatuto dos Indígenas Portugueses das Províncias da Guiné, Angola e Moçambique. O português falado em Angola já se distanciou da variedade de origem. Isso é perceptível na fala dos angolanos.»

O Português de/em Angola (Opção Editora) apresenta-se como um volume que associa 13 estudos sobre as especificidades que o português de Angola hoje claramente revela, após quase meio século de independência.

 

100 dúvidas da Língua Portuguesa
Por Noémia Jorge, Paula Cristina Ferreira

A obra Duvidário: 100 dúvidas da Língua Portuguesa, coordenada por Paula Cristina Ferreira e Noémia Jorge propõe respostas para 100 dúvidas de português que tipicamente são evidenciadas por estudantes de português. 

A Variação Linguística em Usos Quotidianos
Por Helena Rebelo

Os Porquês do Português – A variação linguística em usos quotidianos é uma obra que reúne crónicas que dão respostas a dúvidas relacionadas com a língua portuguesa e que surgem nas vicências do quotidiano. Da autoria da professora Helena Rebelo, foi editada em 2020 pela Edições Colibri