Diálogos Lusitanos é um novo livro de Onésimo Teotónio de Almeida, que assim reúne artigos e intervenções suas a respeito da questão dos valores éticos e estéticos da cultura e expressão literária de Portugal.
Reflexões sobre Lingua(gem) em Contextos de Ensino é uma compilação de textos e artigos científicos, organizada por Wagner Rodrigues Silva e publicada pela editora da Universidade Federal do Tocantis (EDUFT). Os leitores imediatos a quem este volume se destina são os docentes das licenciaturas nas áreas das letras e pedagogia, os seus estudantes e os professores de línguas em contextos diversos.
Daily European Portuguese – 100 Most Common Verbs, obra da autoria de Rita Faria e James Lawler, apresenta os 100 verbos mais comuns na língua portuguesa usada em Portugal, acompanhados de exercícios de sedimentação de conhecimento.
Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo é uma publicação do Ministério da Educação (MECI) de Portugal e da Direção-Geral de Educação que tem o objetivo de sugerir a todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar, primário, básico e secundário linhas orientadoras que permitam uma inclusão bem-sucedida de crianças e jovens migrantes no sistema de ensino português.
Uma publicação que constitui o dossiê que a Revista Letras Raras (vol. 13, n.º 3, 2024) dedica à questão da internacionalização das línguas nas universidades.
O livro Como Escrever de Miguel Esteves Cardoso, publicado em julho de 2024 pela Bertrand Editora, num registo da autoria da consultora do Ciberdúvidas Sara Mourato.
Com a chancela da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), surge esta nova edição da Crónica de D. Afonso V de Rui de Pina (1440-1522), cronista-mor do reino e guardador da Torre do Tombo. A publicação, disponibilizada quer em livro impresso quer em formato digital, foi preparada por Thomas F. Earle, especialista em literatura portuguesa quinhentista e professor emérito da Universidade de Oxford.
Soltar a Língua 7 é uma obra da autoria de Carla Cristina Fernandes Monteiro, com a chancela da Investigare – Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências, e consiste num programa elaborado com um propósito didático e para a promoção da competência comunicativa oral no 7.º ano.
Construído a pensar nas necessidades de docentes e de alunos, Palavras Fora da Caixa 5 é um manual de Português destinado ao 5.º Ano, do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Editado pela Raiz Editora (2024), tem a autoria das professoras Judite Marques Pinto, Lúcia Vaz Pedro, Maria da Luz Mendes e Rita Garcia, contando com a revisão linguística do tradutor e professor universitário Marco Neves.
Uma antologia da produção épica e lírica de Luís Vaz de Camões (?1524-1580), organizada pelo classicista, tradutor, ensaísta e escritor Frederico Lourenço, para assinalar o 500.º aniversário do ainda hoje considerado maior poeta da língua portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações