Com a chancela da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), surge esta nova edição da Crónica de D. Afonso V de Rui de Pina (1440-1522), cronista-mor do reino e guardador da Torre do Tombo. A publicação, disponibilizada quer em livro impresso quer em formato digital, foi preparada por Thomas F. Earle, especialista em literatura portuguesa quinhentista e professor emérito da Universidade de Oxford.
Soltar a Língua 7 é uma obra da autoria de Carla Cristina Fernandes Monteiro, com a chancela da Investigare – Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências, e consiste num programa elaborado com um propósito didático e para a promoção da competência comunicativa oral no 7.º ano.
Construído a pensar nas necessidades de docentes e de alunos, Palavras Fora da Caixa 5 é um manual de Português destinado ao 5.º Ano, do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Editado pela Raiz Editora (2024), tem a autoria das professoras Judite Marques Pinto, Lúcia Vaz Pedro, Maria da Luz Mendes e Rita Garcia, contando com a revisão linguística do tradutor e professor universitário Marco Neves.
Uma antologia da produção épica e lírica de Luís Vaz de Camões (?1524-1580), organizada pelo classicista, tradutor, ensaísta e escritor Frederico Lourenço, para assinalar o 500.º aniversário do ainda hoje considerado maior poeta da língua portuguesa.
O Dicionário Sério de Calão, Javardices e Alarvidades é uma obra da autoria do sociólogo português João Pedro George e publicada pela editora Guerra e Paz em maio de 2024. Trata-se de um dicionário que reúne um conjunto de léxico e expressões pertencentes ao calão mais «javardo e alarve».
A publicação Padrão Linguístico em Moçambique, organizada pelo Instituto Nacional de Estatística de Moçambique (INE) e financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), pretende apresentar uma “fotografia” da situação linguística e social de Moçambique.
«Este volume recolle un feixe de traballos que teñen a súa orixe nos relatorios presentados no Simposio «Estándar, norma e variación: procesos, problemas e perspectivas», organizado polo Instituto da Lingua Galega en 2021, coa colaboración do grupo de pesquisa que puxo en marcha o proxecto ESTANDAREV [La estandarización lingüística revisitada: mediatización, vernacularización e ideologías lingüísticas en la España contemporánea]. As linguas estudadas son: o galego, o portugués europeo e brasileiro, o catalán, o éuscaro e, colateralmente, o castelán.»
Uma publicação do Conselho da Cultura Galega, organizada pelo linguista Henrique Monteagudo (Universidade de Santiago de Compostela).
A obra Políticas linguísticas educacionais em contextos africanos, organizada por Cristine Gorski Severo, Ezra Alberto Chambal Nhampoca e Ezequiel Pedro José Bernardo, aborda o contexto educacional africano.
Apresentação da obra Les mots diversement rangés. Grammaire Systématique du Portugais, de R. A. Lawton, com a chancela da Imprensa da Universidade de Coimbra.
A Revista Leia Escola, uma publicação da Universidade Federal de Campina Grande, dedica o seu volume 23 (número 4) aos géneros textuais, em especial à entrevista. Esta edição conta com a organização de Hérica Lima, Ewerton Luna e Fatiha Parahyba, da Universidade de Pernambuco.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações