Sergio Venegas Marin - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Sergio Venegas Marin
Sergio Venegas Marin
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Economista na Prática Global de Educação do Banco Mundial. Lidera projectos que geram dados e provas para apoiar a aprendizagem fundamental, bem como para aprofundar a intersecção entre as alterações climáticas e a educação.

 
Textos publicados pelo autor
Em Alto e Bom Som
Políticas de Língua de Instrução Eficazes Para a Aprendizagem
Por Michael Crawford, Sergio Venegas Marin (eds.)

Na discussão do combate à pobreza é inevitável abordar a educação e os seus contributos para uma melhor qualidade do capital humano (i. e. conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que favorecem a realização do trabalho de forma a produzir valor económico). A melhoria deste tipo de capital é, grosso modo, um esforço baseado na língua. Neste sentido, o Banco Mundial lançou, em 2021, o documento Em Alto e Bom Som: Políticas de Língua de Instrução Eficazes Para a Aprendizagem, traduzido para o português por Sónia Pinho.

Tendo por base a premissa de que políticas adequadas em matéria de língua e instrução facilitam a aprendizagem e outros aspetos e o facto de as boas políticas relativas à língua de instrução continuarem a ser uma exceção e não a regra, esta publicação tem como objetivo primordial propor novas abordagens em matéria de políticas sobre a alfabetização e ensino de línguas. Infelizmente, os dados das análises realizadas neste documento demonstram que 37% dos estudantes em países de rendimento médio e baixo não estão a ser ensinados na língua que falam e compreendem melhor, o que compromete os seus bons rendimentos académicos e permanência na escola. Tal como se assinala neste documento, «um volume substancial e crescente de estudos revela que as crianças aprendem melhor na sua primeira língua (L1) do que numa segunda língua (L2)» (pág. 9). Por conseguinte, sem tentar ser um artigo académico exaustivo, este documento explica, de modo sucinto, a importância de se apostar num ensino adequado de línguas, tendo em conta os perfis linguísticos dos alunos e os desafios económicos dos diferentes país...