Com chancela da Livros Horizonte, Carlos Nuno Granja publicou, em setembro de 2024, A arte de gostar de ler, obra que relata as vivências e experiência do autor enquanto leitor compulsivo.
Esta obra alia a reflexão à prática, oferecendo um conjunto de ideias e estratégias para promover o prazer da leitura, especialmente entre os mais jovens. Estruturada em cinco secções bem definidas, a obra apresenta-se como um guia para professores, educadores, pais e todos os apaixonados por literatura que desejam incentivar o gosto pela leitura.
Na primeira secção, «Contributos que a leitura deste livro oferece», o autor reúne textos de diversas personalidades ligadas à área da literatura, que partilham perspetivas enriquecedoras sobre o tema em causa. Em seguida, na secção «Reflexões», Carlos Nuno Granja reflete sobre a importância da leitura, baseando-se nas suas experiências pessoais e profissionais.
Em «Estratégias», apresentam-se respostas práticas à pergunta «Como criar um bom leitor?». São mais de 100 desafios criativos, que incluem exercícios para serem realizados em família, individualmente ou em sala de aula, sempre com o objetivo de tornar a leitura uma experiência lúdica.
Na secção «Mapas de ideias para orientar oficinas de leitura», o autor disponibiliza ferramentas concretas, como exemplos de exercícios realizados por crianças em oficinas lúdicas de leitura e escrita, permitindo que os educadores adaptem as atividades ao seu contexto. Por fim, em «Referências para apoio à mediação da leitura», integra-se uma lista de obras e recursos complementares que apoiam o trabalho de quem busca promover a leitura.
Carlos Nuno Granja traz nesta obra uma abordagem prática, baseada em experiências reais e resultados positivos. Ao combinar reflexão, estratégia e criatividade, A arte de gostar de ler é uma ferramenta para transformar o ato de ler numa experiência de prazer e crescimento.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações